EVENTO

Profissionais do livro têm espaço educativo na Primavera Literária do Rio

Os profissionais e interessados no mercado editorial terão atenção especial na 18ª Primavera Literária do Rio de Janeiro, de 18 a 21 de outubro. Com cerca de 100 atividades grátis, o evento promovido pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) celebra a maioridade de volta aos jardins do Museu da República, no Catete, Zona Sul da cidade. São esperados 25 mil visitantes, nos seis espaços de convivência. O espaço educativo é destinado à transmissão de conhecimento, com palestras e oficinas com assuntos de interesse a escritores, editoras e visitantes que desejam aprender técnicas de literatura, narração de histórias e mediação de leitura.

Cerca de 100 editoras estarão representadas no evento. E este ano, o Dia do Editor, focado em assuntos do mercado livreiro, que acontecia antes da abertura da Primavera Literária, será realizado paralelamente à programação de abertura. A agenda começará, na quinta-feira (18), às 10h, com o “Panorama do cenário do mercado editorial brasileiro”, comentado por Ismael Borges (Nielsen). Às 11h, o tema será “Revolução 4.0 - Economia em rede”, com Raissa Pena (Catarse) e Carolina Herszenhut (Aborda). Às 14h, Bia Alves (HarperCollins) falará da “Internacionalização e seus processos”.

Na sequência, acontecerá um painel com a gráfica Forma Certa e o workshop “Como fazer para vender seu livro ainda em 2018”, a cargo de Bruno Mendes (Coisa de Livreiro). Às 17h, a mesa “Pega na minha mão e vem” reunirá Simei Jr. (Metabooks) e Camila Cabete (Kobo). Já o debate “O livro e o licenciamento”, às 18h, fechará o Dia do Editor, reunindo Mariana Rolier (HarperCollins), Sintia Mattar (Trevisan Mattar Consultoria Jurídica), Eduardo Albano (Ubook) e Janaina Ávila Brasil (Produtora outrastorias), com mediação de Cassia Carrenho (Lab Pub).

Na sexta-feira (19), a agenda do Espaço Educativo começará, às 10h, com o “Workshop de autopublicação e pitch para autores independentes”, tocado pela Plataforma Bibliomundi e palestrantes convidados. Às 11h30, acontecerá a “Oficina de escrita Oulipiana”, com Ana de Alencar, e às 14h, a “Oficina de formação de contadores de histórias e mediadores de leitura”, a cargo de Francisco Gregório. O minicurso “Como escrever boa ficção fantástica, sagas e trilogias”, às 15h30, reunirá Julio Algaze Mansour e Ilmar Penna Marinho Júnior. Às 17h, Juva Batella e Miguel Conde tratarão de “Literatura e fantasia”, enquanto, às 18h30, os “Marcos legais para formar leitores” serão tema de debate com Renata Costa, Guilherme Relvas e Francisco Gregório, mediados por Volnei Canônica.

Sábado (20), no mesmo espaço, às 10h, será a vez do “Primavera Convida Puxadinho”, com Carol Delgado falando do projeto. Às 14h, “Pitch do livro: como seduzir editoras com o seu original” será a pauta do encontro com Vagner Amaro, Paula Cajaty, Valéria Martins e Michelle Strzoda. Às 16h, ocorrerá o “Primavera convida Philos”, com oficina de escrita poética conduzida por Thássio Ferreira. Às 17h, “Primavera convida Agência ONZE – UVA” abordará “Economia criativa: as potencialidades do Rio como cidade criativa”. O workshop “Vamos viajar? O que você precisa saber para se tornar um viajante”, a partir das 18h30, terá coordenação de Claudia Liechavicius.

O domingo (21) no Espaço Educativo começará, às 10h, com a conversa “Literatura e astrologia: alguns encontros”, com Roberta Ferraz. Às 11h30, Raimundo Santos falará sobre “O poder dos nutrientes”. Às 14h, Tania Carvalho ministrará oficina de autobiografia.  Às 15h30, a atração será “Nuvens e bigornas - a poesia de Hilda Machado e Yasmin Nigri”, com Cide Piquet e Yasmin. Já Tom Farias fechará os trabalhos falando de "Carolina Maria de Jesus - uma biografia".

Antes da festa, o ciclo de palestras em universidades “Esquenta Primavera”, de 3 a 12 de outubro, potencializou a divulgação da Primavera Literária entre os estudantes, como um canal de fomento à cultura e à literatura no Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Veiga de Almeida (UVA).

A 18ª Primavera Literária será realizada das 10h às 20h, com patrocínios da Bibliomundi, plataforma de autopublicação e distribuição de e-books, da Forma Certa e da Metabooks, plataforma de gerenciamento de metadados integrada ao sistema de editores e livreiros. Ao longo de suas 29 edições (divididas entre Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador), desde 2001, a Primavera Literária recebeu uma média de 8 mil visitantes por dia. Mais de 20 mil livros já foram vendidos nos estandes participantes.

Serviço:

18ª Primavera Literária

Programação: http://libre.org.br/programacao-primavera-literaria-rio-2018/

18 a 21 de outubro de 2018

Local: Museu da República (Rua do Catete, 153 - Catete | Rio de Janeiro - RJ)

Horários: das 10h às 20h

Entrada gratuita

Tel.: (21) 2127-0324