MULHERES NA POLÍTICA

Editora da Câmara lança livro sobre a história do voto feminino no Brasil

A obra aborda a luta pelos direitos políticos femininos e os momentos fundamentais para a admissão das mulheres no Poder Legislativo

A editora da Câmara dos Deputados (Edições Câmara) lança na próxima quinta-feira (22) o livro “O Voto Feminino no Brasil”. De autoria de Teresa Cristina de Novaes Marques, a obra aborda a luta pelos direitos políticos femininos e os momentos fundamentais para a admissão das mulheres no Poder Legislativo.

O livro também analisa a igualdade de gênero e a sub-representação das mulheres na política, questões recorrentes no Parlamento brasileiro, e a trajetória de mulheres que atuaram pelos direitos femininos.

O lançamento ocorre às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, e será acompanhado de uma sessão de autógrafos. Antes, a autora vai proferir palestra sobre “Voto feminino: concessão ou conquista?”.

Teresa Cristina de Novaes Marques é historiadora e professora-doutora da Universidade de Brasília (UnB). Em 2016, publicou pela Edições Câmara o perfil parlamentar de Bertha Lutz, uma das pioneiras na luta pelo voto feminino.