XXI EXAME DE ORDEM | PODCAST

Prova de Direito Empresarial deve cobrar 'grandes temas'

Coordenadora da área no Damásio Educacional, Elisabete Vido revela que o segredo está em fazer leitura atenta e procurar dicas nos enunciados; ouça orientações

Um grande tema em cada questão. Via de regra, esta é a composição das provas de Direito Empresarial na segunda fase do Exame da OAB. Um dos segredos para o sucesso, no entanto, está mais evidente do que os candidatos imaginam: no próprio enunciado. De acordo com a professora Elisabete Vido, do Damásio Educacional, é preciso ter atenção para saber qual é a dica que o examinador está revelando na própria pergunta.

“Saber a peça, que é um problema que o candidato enfrenta, é resolvido com a leitura atenta do enunciado e, sempre, antes de tentar resolver a questão de direito material, se perguntar qual é a dica que o examinador está me contando. Se é um processo em andamento, se é uma decisão. Porque aí eu já vou saber se é uma Inicial, se é uma Contestação, ou se é algum Recurso que eu terei de redigir”, afirma Elisabete, coordenadora da área de Direito Empresarial no Damásio.

A especialista gravou um podcast exclusivo com as principais dicas para a prova que será aplicada no próximo domingo (22/1). Ouça abaixo as orientações:

“Normalmente cai uma questão de cada grande tema. O segredo é você ter o cuidado de procurar na Lei, então você tem que saber antes da prova qual Lei é aplicável para cada assunto, se têm súmulas previstas. O segredo é procurar na Lei”, afirma.

Elisabete ressalta ainda que, para não perder tempo, os candidatos não devem redigir a questão completa na folha de rascunho para só depois transcrevê-las na folha de resposta oficial.

“No rascunho, não faça a questão inteira. Coloque as ideias principais e já passe a limpo para não perder tempo. No rascunho, mapeie os artigos e organize as ideias, mas não escreva a resposta inteira, faça sempre esquemas”, destaca.

#RetaFinal

Durante esta semana, o Painel Acadêmico publicará podcasts com dicas exclusivas da equipe de professores do Damásio Educacional sobre as provas de 2ª fase do XXI Exame de Ordem Unificado, que acontecerão no próximo domingo (22/1)

Composta por uma peça (5 pontos) e quatro questões (1,25 ponto), as provas da etapa prático-profissional são elaboradas no formato dissertativo. Para ser aprovado, é necessário alcançar a nota mínima de 6 pontos.

1ª fase | Podcasts