XXI EXAME DE ORDEM | PODCAST

Em Constitucional, revise a Ordem Social antes da 2ª fase da OAB

Controle de Constitucionalidade, Três Poderes e direitos individuais também devem ser revisados; ouça orientações de Erival Oliveira, do Damásio Educacional

A Ordem Social é uma das apostas para a prova de Direito Constitucional da 2ª fase do XXI Exame da OAB. Ao lado de outros temas com grande incidência na avaliação, este é um dos destaques de Erival Oliveira, professor do Damásio Educacional.

“Com relação aos temas que têm muita incidência, nós temos o Controle de Constitucionalidade; os poderes legislativo, executivo e judiciário; e direitos e garantias individuais. Não se esqueça do título oitavo da ordem social: meio ambiente, família, idoso, adolescentes”, ressalta o especialista.

Coordenador da área de Direito Constitucional no Damásio, Oliveira gravou um podcast exclusivo com as principais dicas para os examinandos na reta final de preparação para a prova, que será aplicada no próximo domingo (22/1). Ouça abaixo as orientações:

O professor explica que os candidatos não devem redigir todas as respostas nas folhas de rascunho. De acordo com ele, para não perder tempo, o estudante deve apenas fazer esquemas que o auxiliem a estruturar as questões dissertativas.

“Peço que você tenha calma, paciência. Na prova, leia as instruções, separe a folha oficial do rascunho. No rascunho, faça o esquema de peça, com peça, endereçamento, autor, réu, fundamentos constitucionais, requisitos formais. Faça o esqueleto e depois retire a peça, você tem três horas para fazer isso. Depois, para cada questão, meia hora. Faça no mesmo esquema”, afirma Oliveira.

#RetaFinal

Durante esta semana, o Painel Acadêmico publicará podcasts com dicas exclusivas da equipe de professores do Damásio Educacional sobre as provas de 2ª fase do XXI Exame de Ordem Unificado.

Composta por uma peça (5 pontos) e quatro questões (1,25 ponto), as provas da etapa prático-profissional são elaboradas no formato dissertativo. Para ser aprovado, é necessário alcançar a nota mínima de 6 pontos.

1ª fase | Podcasts