ELES PASSARAM

Ralph Mariano: "Foi o Direito que me escolheu, fui estudar Direito para fugir da engenharia e me apaixonei pelo curso"

Aprovado no IV exame da ordem e bolsista do PROUNI, advogado se focou essencialmente nas aulas para ser aprovado no Exame

Passei no Exame de Ordem em: junho de 2011 (IV Exame de Ordem Unificado)

Estudei na: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Conclui o curso em: julho de 2011

Decidi fazer Direito porque: Eu nunca pensei em estudar Direito, eu havia saído do ensino médio e queria estudar história na USP, mas só passei em engenharia eletrônica no IFSP, como eu sabia que eu gostava da área de humanidades cursei apenas dois meses de engenharia e logo procurei sair do curso, como havia a possibilidade de conquistar uma vaga com bolsa do Prouni em Direito no Mackenzie eu optei por ir estudar Direito ao invés de permanecer no curso de engenharia, eu costumo dizer que foi o Direito que me escolheu, fui estudar Direito para fugir da engenharia e me apaixonei pelo curso.

Minha disciplina preferida era/é: Filosofia do Direito.

Meu primeiro emprego: Estagiário da Procuradoria do Município de São Paulo.

Como organizava meu tempo de estudo: Sempre tive em mente que todo o conteúdo para a prova da OAB estava sendo ministrado em aula pelos professores durante todo o curso de Direito, então eu aproveitei bastante cada matéria em cada semestre, estudei muito durante a faculdade, estudei o máximo que pude todas as matérias. Assim para a primeira fase eu sequer me preparei antes, somente fiz alguns exercícios retirados de provas anteriores àquela que eu prestei.

Para a segunda fase eu escolhi a área de Direito Penal e fiz um cursinho preparatório de um mês no Damásio e foquei em aprender como eu deveria apresentar a peça.

Minha dica para quem vai prestar o Exame de Ordem: o conteúdo da matéria que pode cair na prova da OAB é bastante vasto, principalmente na primeira fase do exame, minha dica é estudar calmamente toda essa matéria durante a faculdade, de modo que ao final dela, quando o estudante estiver em vias de prestar o exame da ordem, ele precise apenas relembrar algumas coisas e não estudar toda a matéria novamente.

Para a segunda fase creio que o candidato deve buscar se inscrever na prova da matéria da qual ele tenha mais afinidade e mais facilidade e entusiasmo para estudar. O candidato também precisa se preparar com mais especificidade para a peça, talvez seja até recomendado que o candidato faça um curso específico para a segunda fase, porque o nível de exigência para a confecção da peça é bastante alto e tem muitas peculiaridades que são exploradas apenas na prova da segunda fase do exame.

1ª fase | Podcasts