DIREITO

TIKAL TECH lança primeiro robô que automatiza a preparação de processos trabalhistas

Sistema criado para auxiliar advogados chega um ano após a reforma

A TIKAL TECH, empresa especializada em soluções de tecnologia para a área jurídica, lança o ELI TRABALHISTA, primeiro robô que automatiza o procedimento de efetuar o cálculo e elaborar a petição inicial de uma reclamação trabalhista.

O ELI TRABALHISTA é um robô da família do ELI (Enhanced Legal Intelligence), o primeiro robô-assistente de advogado do Brasil. O ELI TRABALHISTA foi desenvolvido especialmente para resolver toda a jornada do advogado com seu cliente, a partir de uma  entrevista guiada, que, em uma única operação, entrega automaticamente a petição inicial, o cálculo que a acompanha e organiza toda a documentação necessária para o ajuizamento da ação trabalhista no processo digital.

"É uma ferramenta que conversa diretamente com o momento atual e que já contempla as alterações da lei, mas que certamente será atualizada sempre que  ocorrerem alterações ou ajustes no texto. A reforma trouxe um cenário de incertezas para o ambiente trabalhista, sobretudo pelo aumento da responsabilidade do advogado em ser mais preciso com a determinação dos pedidos. A automação torna o processo mais estruturado, minimizando falhas", explica Derek Oedenkoven, CEO da TIKAL TECH.



Impacto

A expectativa é que advogados autônomos e escritórios consigam mais eficiência em seu trabalho com uniformização do processo, otimização do tempo, economia de custos e, com tudo isto, permitir o alcance a uma parcela da população que, de outra maneira, não seria atendida. Para Derek Oedenkoven, o robô simboliza ainda mais: "Um marco na mudança de paradigma da advocacia, estimulando o debate sobre a inevitabilidade da inclusão da tecnologia na profissão e como a sociedade pode se beneficiar com a ampliação do acesso à justiça por mecanismos mais eficientes", diz.

1ª fase | Podcasts