ELES PASSARAM

Fabiana Balthazar: Lembre-se que a prova da OAB não é um bicho de sete cabeças

Aprovada no Exame em junho de 2018, advogada pondera: O equilíbrio é a chave

Passei no Exame de Ordem em: junho de 2018 (XXV exame)

Estudei na: Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) Conclui o curso em: será concluído em dezembro/2018

Decidi fazer Direito porque: por influência familiar e por incentivo de pessoas próximas, tendo em vista que desde a infância costumava questionar tudo aquilo que me apresentavam, além de sempre defender injustiças.

Minha disciplina preferida era/é: Direito Penal e Processo Penal

Meu primeiro emprego: Estagiária da Defensoria Pública da União

Como organizava meu tempo de estudo: Para a primeira fase comecei a estudar um mês antes, peguei algumas matérias chaves para rever a parte doutrinária (Constitucional e Processo Civil), fiz questões das provas anteriores e realizei alguns simulados. Para a segunda fase, minha faculdade disponibilizou aulas preparatórias três vezes por semana, onde os professores nos auxiliavam a resolver questões e estruturar as peças. Além disso, comprei um livro de prática e o Vade Mecum atualizado, (fiz marcações com clipes coloridos). Obs: Não fiz cursinho para nenhuma das fases e também não estudo por vídeo aulas pois não consigo absorver o conteúdo.

Minha dica para quem vai prestar o Exame de Ordem: 1° Veja qual método de estudo no qual você mais se adapta, por exemplo, eu não consigo estudar por vídeo aulas, logo esse método não é eficaz no meu caso. Não adianta estudar de uma maneira que não vai ser produtivo.

2° Para a 1ª fase o essencial é responder muitas questões das provas anteriores para criar familiaridade com a abordagem das perguntas. Durante a prova, responda metade das questões e vá ao banheiro para fazer uma pausa e esclarecer a mente.

3° Ao escolher a matéria para a 2ª fase leve em conta aquela que você mais tem afinidade para estudar. Não adianta escolher uma matéria por ter menos peças se você não gosta de estuda-la. Quando dizem que o tempo corre nessa fase é verdade!! Não dá tempo para fazer rascunho, você precisa fazer no rascunho apenas aquilo que é essencial (a estrutura da peça e os artigos que serão utilizados).

4° Você não precisa SÓ estudar, mas vai renunciar muitos passeios, festas, amigos e família. O EQUILIBRIO é a chave.

5° Lembre-se que a prova da OAB não é um bicho de sete cabeças, cuide do psicológico, tente manter a calma que já será meio caminho andado.

 

1ª fase | Podcasts