ELES PASSARAM

Jaqueline Veloso: Não se sabote e quebre a banca!

Aprovada no Exame em maio de 2017, advogada relata seu processo de preparação para o exame

Nome: Jaqueline Aparecida Veloso

Passei no Exame de Ordem em: maio de 2017 (XXII Exame)

Estudei na: Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos (ESAMC)

Conclui o curso em: em Dezembro de 2017

Decidi fazer Direito porque: Quando eu tinha cinco anos queria ser do FBI. Alguns anos depois, após a grande decepção de descobrir que no Brasil isso seria impossível, decidi fazer Direito para seguir a carreira policial, porém, no meio do caminho, acabei me apaixonando pela advocacia.

Minha disciplina preferida era/é: Direito penal

Meu primeiro emprego: Vendedora temporária.

Como organizava meu tempo de estudo: Como uma excelente procrastinadora, organização não é meu forte.
Enrolei até os 30 dias anteriores a prova de primeira fase (não recomendo procrastinar), fiz o curso Reta Final do Damásio e durante todo o meu tempo livre eu respondi as provas anteriores e questões referentes aos temas dados nas aulas do Curso. Para a segunda fase eu também contei com a ajuda do Damásio e com o treino de peças e questões dissertativas.

Minha dica para quem vai prestar o Exame de Ordem é: - Em primeiro lugar: se mate de fazer questões! Faça todos os exames anteriores que você puder. Não importa se você ainda não estudou a matéria ou se não está com tempo para focar 100% naquilo. Resolva questões no ônibus, no Metrô e até antes de dormir. Existem aplicativos muito bons onde você pode resolver questões em qualquer lugar. As questões da FGV se repetem, ainda que de maneiras diferentes, e a partir do momento que você pegar o “esquema” da banca, facilita bastante seu raciocínio;

- Aprenda chute técnico (acredite, você vai precisar);

- Não crie uma zona de conforto. A FGV está começando a fazer umas pegadinhas (muda as questões de ordem em um exame, muda o número de questões da matéria X no outro), então não vá para a prova com o pensamento de que o formato será como o das outras, porque não vai;

- E na hora da prova, NÃO deixe o desespero te tomar! Coração disparou quando viu as questões? Vá ao banheiro, chore, respire e faça isso quantas vezes forem necessárias. Não achou a resposta? Elimine as alternativas que tem certeza que estão erradas e pule para a próxima questão. Após terminar o caderno, vá ao banheiro, se estique, respire e volte para responder as que deixou para trás.
Não se esqueça que você passou cinco anos vendo tudo o que está ali e que está tudo dentro de  você. A beleza da prova da OAB é que não tem concorrência, é você contra você mesmo.

Então não se sabote e quebre a banca.

1ª fase | Podcasts