NOVA COLUNA

2 livros para saber mais sobre História Antiga

Semanalmente selecionaremos títulos essenciais para a compreensão e estudo dos mais variados assuntos

A história antiga passa pelo currículo escolar somente através dos temas tradicionais, Grécia e Roma, deixando, assim, um vácuo entre nós e essas grandes civilizações. Escolhemos dois livros de Fábio Duarte Joly, publicados pela Editora Alameda, que se debruçam sobre diferentes aspectos e nomes da historiografia antiga. Esquivando-se dos clichês, as obras mostram uma perspectiva quase inexplorada de temas antigos.

História e retórica: ensaios sobre historiografia antiga é uma coletânea de ensaios organizada por Fábio Duarte Joly, professor de História Antiga e Medieval na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Esta coletânea propõe uma revisão do modo de se “fazer” história antiga, tentando se distanciar do ponto de vista europeu para chegar mais próximo possível de um ponto de vista brasileiro e, portanto, original. Os artigos retomam grandes nomes da historiografia antiga como Tito Lívio, Sêneca e Tucídides para convidar o leitor brasileiro a repensar a construção de sua identidade e sua posição no mundo.

Em A escravidão na Roma Antiga, Joly revisita a antiguidade romana para examinar o a escravidão em seu aspecto institucional dentro da sociedade. Com esse olhar, o pesquisador acaba entrando também, no plano cultural da exploração e da subordinação. Daí a proposta de uma rediscussão do próprio conceito de “sociedade escravista”.

História e retórica: ensaios sobre historiografia antiga está à venda neste link e A escravidão na Roma Antiga esta disponível neste link.

Para saber mais

O Espaço Alameda inaugura hoje uma nova coluna a Para saber mais. Semanalmente selecionaremos títulos essenciais para a compreensão e estudo dos mais variados assuntos, da história da música à formação do indivíduo moderno. As obras buscam atrair tanto o leitor especializado quanto os curiosos por ciências humanas.

Confira