PARA BAIXAR | CADERNOS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental

Ebook apresenta propostas pedagógicas para incentivar a experiência estética nas escolas através das artes visuais

Este caderno apresenta a arte como conhecimento fundamental na vida e na escola. É também no espaço educativo que crianças poderão ter a preparação para ver, olhar, selecionar e ampliar o gosto como experiência estética.

As crianças, em suas múltiplas linguagens, encontram no fazer artístico a descoberta de si e do mundo. Turmas favorecidas pela expressão artística aprendem melhor pela relação que mantém com a cultura. Seria a arte um caminho significativo para conectar-se com todas as áreas do conhecimento? Por que vivemos a sua ausência na trajetória escolar? A escola privilegia algumas disciplinas em detrimento de outras? Será que sempre foi assim? Será que outros países consideram todas as áreas de conhecimento em condição de igual importância? O professor encontra dificuldades para incluir a arte em suas aulas?

Você levantará muitas questões sobre ausência e presença da arte na escola percebendo um formato escolar constituído em tempos remotos: o desenho para pintar, a margem traçada por régua, cartazes escolares. Trará também à memória o ensino da arte em sua trajetória escolar.

Na educação infantil, por exemplo, atividades de modelagens e pinturas ainda estão presentes; será que são livres ou dirigidas? Mas essas experiências muitas vezes não são garantidas no ensino fundamental. O caderno, a borracha e o lápis são os astros do momento. E muitas famílias gostam de mochilas pesadas e cadernos cheios de escrita mesmo que ausente de significado. Aos poucos, as crianças vão abandonando o desejo de expressão, exceto se for intenção do professor planejar as ações artísticas. Todavia o currículo do Ensino Fundamental, no exercício da polivalência, prevê experiências nas áreas de Artes Visuais, Música e Corpo.

Neste caderno conheceremos a necessidade da arte e as ações de liberdade que poderão fomentar a educação de crianças inventivas, autoras e mais felizes, apresentamos as Artes Visuais como área de conhecimento.

Inicialmente em Arte? Para quê? fundamentamos a experiência de sentimentos e emoções na construção cotidiana da cultura no ensino da Arte. Apresentamos as Artes Visuais como área que surgiu no século XX unindo as artes plásticas, tecnologia e performance. Em Imaginação: criando o não-lugar refletimos sobre a imaginação como exercício do pensamento. Por fim, apresentamos algumas ações da arte e outras áreas em Artes Visuais em diálogo. Desejamos uma boa leitura e descoberta desta área de conhecimento tão necessária nas aulas ministradas pelo professor polivalente e pelo professor especialista.

Boa leitura!

Faça download da obra completa clicando na capa do livro:

Confira