LIVROS

Publicação homenageia vida e obra de Joaquim Barradas de Carvalho

O livro lançado pela Editora Alameda foi organizado por ex-alunos do historiador português

Em Tributo a Joaquim Barradas de Carvalho, é homenageada a vida e memória do Professor do Departamento de História da USP que dá nome ao livro. Com o intuito de compartilhar com gerações futuras um gostinho do privilégio que tiveram aqueles que usufruiram de sua convivência, ex-alunos de Barradas reuniram entrevistas, depoimentos e rememorações.

Para um dos organizadores do livro, José Jobson de Andrade Arruda, a geração de estudantes que tiveram sua trajetória tocada por Barradas é tributária de sua obra e ideias; mas, sobretudo, da sua generosidade. A partir desse sentimento surgiu a necessidade de compartilhar com o grande público um pouco sobre obra e a vida do historiador.

A figura humana de Joaquim, sua postura militante incansável e os ensinamentos que passou como mestre também foram retratados com carinho nesta coletânea. O livro conta, ainda, com contribuições que tocam, direta ou indiretamente, os temas versados pelo homenageado. Obedecendo a uma ordem de incidência temporal, foram agrupadas também as ofertas, isto é, artigos que abordam temas preferenciais em suas próprias investigações.

Sobre os organizadores:

José Jobson de Andrade Arruda é professor sênior do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP e professor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp.

Vera Lucia Amaral Ferlini é diretora do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP e professora titular do departamento de História da USP. A Alameda publicou de Jobson Historiografia – teoria e prática e de Vera Açúcar e Civilização.

Livro: Tributos a Joaquim Barradas de Carvalho

Autor: José Jobson de Andrade Arruda e Vera Lucia Amaral Ferlini

Edição: Alameda (tel. 11 3862-0850)

Preço e número de páginas: R$ 34,00 (112págs)

ISBN: 978-857-939-504-8

Formato: 10x22cm - Brochura

Confira