ARQUITETURA DAS ESCOLAS

Conheça instituições públicas de educação reconhecidas por sua arquitetura

Projeto das CIEPS, no Rio, por exemplo, foram assinados por Oscar Niemeyer, confira as imagens

CIEPS

Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS) fazem parte de um projeto de educação do antropólogo Darcy Ribeiro. O projeto foi implementado no estado no Rio de Janeiro durante os governos de Leonel Brizola (1983 – 1987 e 1991 – 1994), com o objetivo de fornecer educação em período integral.

Para colocar no papel o projeto idealizado por Darcy, foi chamado o arquiteto Oscar NiemeyerOs Centros, apelidados de “Brizolões” por conta do então governador Leonel Brizola, contam com três estruturas:

  • o edifício principal, erguendo-se em três pavimentos, abrigando as salas de aula, centro médico, cozinha, refeitório, banheiros, áreas de apoio e recreação;
  • o ginásio esportivo, que também pode receber atividades artísticas e culturais;
  • o edifício da biblioteca e dos dormitórios.

Ao todo, são mais de 500 unidades construíadas a partir do projeto de Niemeyer. Algumas delas contam também com piscinas. Em 2011, a piscina da unidade do bairro de Neves sofreu denúncia de abandono por moradores da região.

(Informações retiradas do Livro dos CIEPS, de Darcy RIbeiro)


CIEP Nelson Rodrigues


CIEP Nelson Ramos


CIEP Dr. Ulysses Guimarães
 

ESCOLA ESTADUAL MILTON CAMPOS

O projeto da Escola Estadual Milton Campos*, Belo Horizonte-MG,  também foi assinado por Niemeyer.


Niemeyer junto à maquete da EE


(Foto: Arquivo Fotográfico da Fundação Vilanova Artigas)


(Foto: Arquivo Fotográfico da Fundação Vilanova Artigas)

CEUS

No Estado de São Paulo, os CEUS se destacam por seu projeto, concebido pela equipe de arquitetos do Departamento de Edificações do Município de São Paulo, a EDIF.

Os CEUs abrigam CEIS (Centros de Educação Infantil) para crianças de 0 a 3 anos;  EMEI’s  (Escola Municipal de Educação Infantil) para alunos de 4 a 6 anos;  EMEF’s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), que também oferece Educação de Jovens e Adultos.


CEU Butantã


CEU Butantã


CEU Butantã
 

*Quem foi Milton Campos?

Foi um político, professor, jornalista e advogado brasileiro. Governou Minas Gerais, atuou como deputado federal, senador e ministro da Justiça. Campos participou ativamente das articulações que levaram ao golpe de 64.

Destaques