EVENTO

Evento aborda obra do escritor João Ubaldo Ribeiro

Palestra do “Café Acadêmico” será ministrada pela professora Rita Godet, da Universidade de Rennes 2, nesta quinta-feira, dia 24

A próxima edição do Café Acadêmico do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) da USP acontece nesta quinta-feira, dia 24, às 17h30, e terá o tema A Palavra Desdobrada: Um olhar sobre a obra de João Ubaldo Ribeiro. A palestrante convidada é a professora Rita Godet, da Universidade de Rennes 2, na França.

A professora apresentará uma visão global da produção literária do escritor, morto há três anos. Nesse âmbito serão analisados o contexto literário no qual sua obra emerge e as características estilísticas que embasam a “palavra desdobrada” de João Ubaldo Ribeiro. A análise privilegiará os dez romances produzidos por ele entre 1968 e 2009 e sua diversidade de temas e estilos.

Entre os temas principais, estão questões ligadas às construções identitárias da nação e do indivíduo; o desmascaramento das relações de poder e dominação; o resgate da memória dos saberes dominados; a reflexão sobre o enigma da existência; e a indagação sobre a condição humana, expondo seu lado ridículo e grotesco ou sua maldade.

A palestra A Palavra Desdobrada: Um olhar sobre a obra de João Ubaldo Ribeiro, parte da série Café Acadêmico do IEB, será proferida nesta quinta-feira, dia 24, às 17h30, no Auditório 2 do instituto. A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia. O endereço é Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, na Cidade Universitária.

* Originalmente publicado pelo Jornal da USP

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Destaques