LITERATURA

“Iracema” apresenta a origem mítica do povo brasileiro

Publicada em 1865, obra de José de Alencar institui o indianismo como mito fundador nacional

A constituição do indianismo como mito fundador nacional, embora de raízes europeias. A representação da mulher. O nível da construção linguística.

Se você é vestibulando, esses são os principais assuntos de estudo em Iracema, leitura obrigatória para o vestibular Fuvest 2018, na opinião do professor de Literatura Brasileira da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP Marcos Flamínio Peres.


Saiba mais sobre nossa campanha de assinatura solidária; além de nos apoiar, você também ganha recompensas

Iracema foi escrito em 1865 por José de Alencar (1829-1877) e conta a história de amor entre a indígena que dá nome à obra e o aventureiro português Martim. Iracema pertence ao povo tabajara e é a filha virgem do pajé. Martim é aliado dos pitiguaras, inimigos dos tabajaras, e está perdido em território inimigo. O encontro entre os dois dá início a um romance que serve de lenda para contar o surgimento do Estado do Ceará.

A obra é uma das mais famosas do Romantismo brasileiro e se insere numa tendência conhecida como indianismo. “O indianismo representa ao mesmo tempo um momento tanto de particularização quanto de universalização da literatura brasileira”, afirma o professor.

“Particularização”, explica Peres, “na medida em que o uso de vocábulos tupis e nomes como Peri, Ubirajara e Iracema, assim como a descrição de costumes das tribos indígenas que povoavam o território antes da chegada dos portugueses, acentuam a ideia de uma determinada nação.”

Já a universalização, argumenta o professor, faz parte de um movimento mais amplo de resgate das tradições locais, surgido na Alemanha da segunda metade do século 18. Lá, autores produziram mitos através da revalorização de igrejas góticas e de cavaleiros andantes, da Idade Média e mesmo de culturas consideradas “bárbaras”, como a escandinava ou escocesa.

“Tal movimento de valorização das tradições locais deve ser compreendido à luz da hegemonia histórica da língua e literatura francesas, que reivindicavam para si um caráter supostamente universal, ancorado nas mitologias greco-latinas”, diz Peres.

Assim, analisa o professor, a valorização da figura do índio na literatura brasileira se insere nesse mesmo movimento de recusa do universal e de valorização do que é local, cerne do Romantismo.

Enquanto os alemães mitificaram a Floresta Negra, igrejas góticas e cavaleiros, Alencar dedicou seus romances indianistas, como Iracema, à natureza tropical e ao passado pré-colonial do Brasil. A escolha de tais temas, segundo Peres, fazia parte da lógica da recuperação da tradição local do Romantismo que, na literatura, se propunha a ser uma espécie de “invenção da tradição” – termo emprestado do historiador britânico Eric Hobsbawn (1917-2012).

 “Não é casual, portanto, que Alencar tenha chamado Iracemade ‘lenda’ – e não romance”, afirma o professor. “A ênfase na dimensão mítica se apresenta desde o início”, continua, “seja através da origem indefinida (‘Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema’), seja através de sua aproximação com os elementos naturais (‘Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira’).”

Para Peres, a personagem-título é uma “donzela-guerreira” que, ao mesmo tempo, expressa ternura e dedicação extrema ao amado, características encontradas na literatura provençal e nas cantigas de amigo portuguesas. Essa dupla dimensão é o que instala o conflito entre o dever para com a tribo e o amor a Martim, o “guerreiro cristão”.

Ao lado da crise entre amor e dever, a saudade da terra natal é outro elemento-chave da obra. “A saudade das respectivas pátrias”, explica o professor, “a Europa distante e a tribo abandonada, acomete a ambos, reafirmando uma vez mais a ideia de nação como elemento constitutivo da estética romântica”. Nessa perspectiva, analisa, Moacir, o filho de Iracema e Martim, assume o estatuto emblemático do “primeiro filho que o sangue da raça branca gerou nesta terra da liberdade” e dá origem, no plano mítico, a um novo povo e a uma nova nação.

Peres aponta ainda a musicalidade e o ritmo da escrita de Iracema como destaques da obra. “É inegável ouvirmos ecos camonianos na linguagem de Iracema”, afirma. As ressonâncias do poeta português Luís de Camões (1524-1579/80) estariam em passagens como “Martim libou as gotas do verde licor” ou “a juriti, que divaga pela floresta”.

http://jornal.usp.br/wp-content/uploads/00_zero.jpgAo lado da influência clássica, o professor vê concorrendo para essa musicalidade e ritmo a sonoridade então incomum dos vocábulos indígenas, como carioba, juriti ou pocema, e o uso de aliterações, como a recorrência do fonema “t” na passagem “Tupã já não tinha sua virgem na terra dos tabajaras”. Também se destaca a insistência sobre a comparação, como no trecho “ficou tímida e inquieta, como a ave que pressente a borrasca no horizonte”. “Difícil encontrar uma página de Iracema em que não haja comparações”, frisa Peres.

O professor Marcos Flamínio Peres ministra palestra sobre Iracema na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, no dia 1º de setembro, às 19 horas.

As inscrições para o vestibular Fuvest 2018 começam em 21 de agosto.

O livro Iracema, de José de Alencar, está disponível gratuitamente, na íntegra, neste link:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1844

*Originalmente publicado pelo Jornal da USP

 

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Destaques