CULTURA

Unicamp homenageia Antonio Candido com exposição de livros

Ensaísta e professor emérito da USP, da Unesp e doutor honoris causa da Unicamp e da Universidade Federal de Pernambuco, Antonio Candido faleceu no dia 12 de maio de 2017, aos 98 anos

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) homenageia o escritor, crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido com a exposição “Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017)”, que apresenta livros raros do acervo da Biblioteca Central César Lattes da universidade.


Saiba mais sobre nossa campanha de assinatura solidária; além de nos apoiar, você também ganha recompensas

Ensaísta e professor emérito da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista e doutor honoris causa da Unicamp e da Universidade Federal de Pernambuco, Antonio Candido faleceu no dia 12 de maio de 2017, aos 98 anos.

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Antonio Candido morreu em maio deste ano

Segundo Maria Helena Segnorelli, diretora das Coleções Especiais e Obras Raras da biblioteca, são cerca de 3,5 mil livros que a biblioteca da Unicamp recebeu como doação em 1989, por ocasião do falecimento do pai de Antonio Candido, o reumatologista Aristides Candido de Mello e Souza, mais 800 títulos do acervo pessoal de Antonio Candido. 

Vinte e seis obras estão em destaque em nove expositores no terceiro andar das Coleções Especiais e Obras Raras.

A maior parte do acervo é sobre literatura francesa e brasileira. Algumas obras possuem grifos e anotações de Antonio Candido. Há também livros com dedicatórias de pensadores e escritores ilustres ao crítico literário, como Florestan Fernandes, Alfredo Bosi, Cassiano Ricardo e Guilherme Figueiredo.

A mostra pode ser visitada até 31 de agosto, das 9 às 17 horas, na área das Coleções Especiais e Obras Raras, no 3º piso da biblioteca.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Destaques