AÇÃO AFIRMATIVA

Curso de Audiovisual da USP elimina prova de habilidade e adere ao Sisu

Fim de avaliação específica no vestibular permitirá reserva de vagas por critérios étnico-raciais; decisão ainda precisa ser confirmada pelo Conselho Universitário

O Conselho do CTR (Departamento de Cinema, Rádio e Televisão), responsável pelo Curso Superior do Audiovisual da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP aprovou, nesta terça-feira (30/5), a suspensão da prova de habilidade específica em seu processo seletivo.

A medida abriu espaço para que, na mesma ocasião, os conselheiros decidissem também pela adesão do curso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza como critério a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), oferecendo vagas para pretos, pardos e indígenas.

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Conselho do CTR aprovou fim da prova de habilidades específicas para o curso de Audiovisual

A decisão do Conselho do CTR ainda deverá ser aprovada pela Congregação da ECA e depois pelo Co (Conselho Universitário) da USP. A próxima reunião do Co para definir a quantidade de vagas destinada pelas unidades de ensino da USP para o Sisu e a Fuvest está agendada para o dia 27 de junho.

Segundo portaria normativa do Sisu, “não poderão ser oferecidas por meio do Sisu vagas em cursos que exijam teste de habilidade específica e na modalidade de EaD (ensino a distância)”, já que o Enem não realiza esse tipo de avaliação. Esse era o caso do Curso Superior do Audiovisual.

A ECA possui ainda três outros cursos que exigem a realização de provas de habilidades específicas: Artes Cênicas, Artes Visuais e Música. A seleção de estudantes, neste caso, ocorre apenas pelo vestibular da Fuvest.

O Curso Superior do Audiovisual forma profissionais em estudos teóricos e práticos para os setores de produção audiovisual, tanto nos gêneros de ficção quanto nos de não-ficção. Incluem-se as atividades de direção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos, assim como redação, produção e edição de programas de rádio e televisão em estúdio.

Arquitetura e Design

No final do ano passado, os cursos de Arquitetura e Design da USP, oferecidos pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e pelo IAU (Instituto de Arquitetura e Urbanismo), também suspenderam a aplicação da prova de habilidade específica.

A decisão ocorreu para que as unidades pudessem aderir ao Sisu.

(*) Informações do Jornal da USP.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Destaques