PERGUNTAS FREQUENTES

Amigo do Painel: conheça nosso projeto de assinatura solidária

Com linha editorial progressista, utilizamos nossa produção jornalística independente como ferramenta de acesso e defesa da educação pública, gratuita e de qualidade


Saiba mais sobre a campanha de assinaturas solidárias do Painel Acadêmico

Quem é Painel Acadêmico?

Toda e qualquer solução para os graves problemas políticos e econômicos que assolam o Brasil passa, inevitavelmente, pela educação. Esta é a convicção do Painel Acadêmico, um portal comprometido com a defesa da escola pública, gratuita e de qualidade que, com linha editorial progressista, desde março de 2015 produz de forma ética e criteriosa conteúdos jornalísticos independentes.

O que faz o Painel Acadêmico?

Apuramos, produzimos e publicamos - por meio de textos, vídeos e podcasts - notícias, reportagens especiais, entrevistas, artigos e análises sobre os acontecimentos diários e as principais pautas que envolvem a educação, ciência e inovação.

Temos olhar atento e singular para as questões que envolvem um dos setores mais prejudicados pela crise econômica: o ensino superior, desde a graduação até a pós.

Sustentamos diálogo aberto com acadêmicos, professores e entidades científicas de todas as áreas, não apenas para saber dos resultados mais interessantes de pesquisas produzidas dentro e fora do Brasil, mas para manter nossos leitores atualizados com informações sobre a organização e financiamento universitário.

Procuramos contribuir com um debate público qualificado, esclarecendo através da ciência as principais polêmicas sobre política, direitos, gênero e comportamento em pauta na nossa sociedade.

Publicamos constantemente ferramentas de estudo, como simulados e questões interativas para aqueles que pretendem se preparar para provas, exames e concursos públicos.

Quem faz Painel Acadêmico? 

De nossa redação, localizada no centro de São Paulo, a equipe de jornalistas do Painel Acadêmico acompanha todos os acontecimentos que envolvem a educação no país. Nossos profissionais são extremamente qualificados, com formações acadêmicas complementares em diversos campos do conhecimento.

Contamos com uma rede de colaboradores formada por pesquisadores, professores universitários e intelectuais destacados, sempre prontos para ajudar a levar aos nossos leitores informações da melhor qualidade.

De quanto precisamos?

O investimento médio necessário para garantir o funcionamento do Painel Acadêmico em condições semelhantes às atuais é de R$ 30 mil por mês. Caso as contribuições ultrapassem estas cifras, todo o recurso adicional será reinvestido na expansão do projeto.

Por que contribuir se o site aceita publicidade?

A educação não tem preço, mas a manutenção de um portal jornalístico especializado sim. Os custos são muitos e incluem desde os salários dos jornalistas até as contas de água e luz de nossa redação.

A presença de anunciantes é fundamental e, até este momento, as parcerias comerciais nos possibilitaram levar aos nossos usuários informação e conteúdos de qualidade.

No entanto, o portal cresceu desde sua criação em 2015 e, apesar dos anúncios, encontra dificuldades para atender sua demanda e alcançar novas audiências.

Para garantir a continuidade e crescimento do projeto, mais do que nunca o Painel Acadêmico depende da colaboração de seu público.

Destaques