SÃO PAULO

Colégio Santa Cruz repudia críticas de pais de alunos contra 'ideologia' na escola

Carta enviada para pais de alunos afirma que família e escola cumprem papéis diferentes na educação e defende autonomia do colégio

O Colégio Santa Cruz repudiou publicamente críticas de pais de alunos que acusaram a escola de promover ideologias em suas aulas. Em carta enviada para famílias, professores e funcionários no dia 13 de abril, a direção afirmou que a filosofia do colégio é comprometida com a diversidade de ideias e que família e escola desempenham papéis diferentes no processo educativo.

“Considerando que família e escola desempenham papéis diferentes e complementares no processo educativo, fica claro que a confiança e o diálogo são indispensáveis para a construção do projeto de qualquer instituição escolar. Sem essa parceria e essa identidade, ganham força projetos como o “Escola Sem Partido”, contra o qual já nos posicionamos publicamente”, diz o documento.

Considerada uma das escolas mais tradicionais e bem conceituadas de São Paulo, o Colégio Santa Cruz é dos associados da Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares), que em julho do ano passado divulgou um manifesto intitulado “Dialogar é melhor que proibir” contra um dos projetos de Lei do Escola Sem Partido na Câmara dos Deputados.  

Ao Painel Acadêmico, o Colégio esclareceu que as críticas contra ideologia na escola foram feitas por uma parcela das famílias e que não foram dirigidas especificamente contra nenhum professor ou funcionário, e sim ao trabalho do colégio em geral.

Na carta em resposta aos questionamentos, a direção do Santa Cruz frisou que a autoria e condução do projeto pedagógico da escola são de âmbito exclusivo dos professores, orientadores e coordenadores.

Leia abaixo a íntegra do documento:

COMUNICADO SOBRE IDEOLOGIA NA ESCOLA

Em contexto de acirramento político, temos recebido críticas e questionamentos a respeito do modo de realização de nosso projeto pedagógico, razão pela qual achamos oportuno explicitá-lo junto à comunidade, ao lado do nosso repúdio a interpretações equivocadas que afetam a imagem do Colégio e prejudicam o trabalho de educadores e o processo de formação de nossos alunos. Um ambiente público e coletivo como o da escola precisa garantir que diferentes pontos de vista convivam de forma respeitosa e responsável.

O Colégio Santa Cruz é uma escola católica pluralista que se inspira em uma filosofia multidimensional comprometida com a diversidade de ideias: entendemos que este é um espaço privilegiado também para discutir temas da sociedade, como direitos humanos, justiça, sexualidade, drogas e política.

Sabemos que a complexidade desses temas exige contemplar uma diversidade de posicionamentos. A escola, no entanto, não se exime de traduzir, ao abordá-los, um conjunto de valores, humanos, cristãos, como o de respeito ao próximo e a abertura à diversidade cultural, religiosa, racial, de gênero e social.

Reafirmados esses valores comuns, e considerando que família e escola desempenham papéis diferentes e complementares no processo educativo, fica claro que a confiança e o diálogo são indispensáveis para a construção do projeto de qualquer instituição escolar. Sem essa parceria e essa identidade, ganham força projetos como o “Escola Sem Partido”, contra o qual já nos posicionamos publicamente.

Também gostaríamos de retomar o papel do professor nesse contexto escolar e, em particular, aqui no Santa Cruz: acreditamos na responsabilidade que os professores assumem ao se comprometer com seus alunos, não só para favorecer sua autonomia intelectual e existencial, com acesso amplo a um conjunto diversificado de abordagens, mas também para colaborar com a compreensão e transformação desse mundo, múltiplo de correntes, partidos, crenças e ideologias. O que favorece o equilíbrio e o pluralismo de nossos professores é a convicção, compartilhada entre todos, de que essa é a melhor forma de educar.

No Colégio, a autoria e a condução do projeto são de âmbito exclusivo dos professores, orientadores, coordenadores e direção, bem como são de instância institucional os princípios e os objetivos que o sustentam, dentre os quais a abertura permanente ao necessário e produtivo diálogo com as famílias. É com essa intenção que acolhemos e consideramos as preocupações e sugestões dos pais. É nesse sentido que as diretrizes pedagógicas são apresentadas à comunidade, com franqueza e transparência, como estamos fazendo agora.

EQUIPE DE DIREÇÃO DO COLÉGIO SANTA CRUZ

São Paulo, 13 de abril de 2017

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