DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE
Brasil é o 22º país mais feliz do mundo, aponta relatório da ONU
Estudo que combina fatores como PIB, expectativa de vida e liberdade de 155 nações trouxe lista de países mais felizes e infelizes; Noruega, Dinamarca e Islândia lideram o ranking
O mundo celebra nesta segunda-feira (20/3), o Dia Internacional da Felicidade. A data foi criada em julho de 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e as celebrações ocorrem desde 2013. Segundo a ONU, o Dia é uma forma de se reconhecer a importância da felicidade nas vidas das pessoas em todo o mundo.
Para marcar a data, o “Estudo Mundial sobre a Felicidade”, a edição 2017 de um relatório oficial divulgado hoje em Nova York pela ONU, que apresenta a lista dos países mais felizes e os mais infelizes do planeta, numa pesquisa que envolveu 155 nações. O Brasil ficou na 22ª posição.
As informações são da ONU News e da agência alemã DPA.
O informe combina seis fatores: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social (ter alguém em quem confiar em momentos difíceis), ausência de corrupção no governo e nas empresas, liberdade social e generosidade (medida por doações recentes).
Segundo a lista, os dez países mais felizes são, pela ordem: 1. Noruega; 2. Dinamarca; 3. Islândia; 4. Suíça; 5. Finlândia; 6. Holanda; 7. Canadá; 8. Nova Zelândia; 9. Austrália e 10. Suécia.
No outro extremo, os dez países mais infelizes do mundo são: 155. República Centroafricana; 154. Burundi; 153. Tanzânia; 152. Síria; 151. Ruanda; 150. Togo; 149. Guiné; 148. Libéria; 147. Sudão do Sul; e 146. Iêmen.
Metas para a felicidade
Em 2015, a ONU e os seus estados-membros lançaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que buscam acabar com a pobreza, reduzir as desigualdades e proteger o planeta.
Segundo as Nações Unidas, esses são três aspectos que podem levar ao bem-estar e à felicidade das nações.
(*) Informações divulgadas pela Agência Brasil.
Destaques
MEMÓRIA
Teleaulas de violência e má distribuição de renda

No fim da ditadura militar, aprender física e matemática pela TV também ensinava sobre a crueldade do capitalismo brasileiro
ENSINO MÉDIO
Matéria sobre o impacto de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio tem muita ideologia e pouca ciência

Apuração mal feita, manipulação de dados e parcialidade de pesquisadores derrubam credibilidade da pesquisa
INOVAÇÃO
Universitários da USP, Unip e FGV criam operadora de telefonia digital

Startup lançou campanha de financiamento coletivo para poder viajar
BULLYING
Escala verifica diferentes situações de “bullying” no ensino superior

Estudo apresenta uma lista de situações de violência interpessoal cuja frequência pode ser apontada pelos estudantes
UNIVERSIDADES FEDERAIS
Lei cria duas universidades federais no Nordeste por desmembramento de campus
