OPORTUNIDADE

Universidade Humboldt de Berlim abre programa para jornalistas brasileiros

Iniciativa terá duração de dois meses, com despesas pagas; podem se candidatar profissionais especializados em divulgação científica

O Berlin Science Communication Award é uma oportunidade da Universidade Humboldt de Berlim que selecionará jornalistas para um programa de dois meses na capital alemã.

Podem se candidatar especialistas em jornalismo científico do Brasil, Singapura e Estados Unidos. Os selecionados terão contato com instituições de pesquisa, pesquisadores e divulgadores científicos da Alemanha.

A programação de cada jornalista selecionado será individualizada, montada de acordo com o tema de especialização do profissional.

Foto: Creative Commons

Universidade Humboldt de Berlim seleciona jornalistas brasileiros especializados em divulgação científica

 

O programa será realizado nos meses de outubro e novembro de 2017. O auxílio oferecido aos selecionados será de € 2.500 mensais por pessoa. Também serão pagas as despesas de viagem ao local do evento. Os selecionados também poderão receber auxílios para a organização de eventos nos mesmos moldes em seus países.

Candidatos devem ter currículo e histórico profissional excelentes, pelo menos dois anos de experiência em comunicação em ciência e inglês com proficiência para falar e escrever.

Os selecionados deverão sugerir ideias  para produção de cobertura em crossmedia (“cruzamento de mídias”) do período em que participarão do curso. Também trabalharão com integrantes da Universidade Humboldt e parceiros no desenvolvimento de novos formatos em crossmedia.

A submissão de propostas está aberta até 17 de abril. O programa tem apoio do Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha por meio da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG). FAPESP e DFG mantém acordo de cooperação há mais de 10 anos e lançam regularmente chamadas para apoiar projetos de pesquisas.

Mais informações sobre o Berlin Science Communication Award: www.international.hu-berlin.de/en/news/call-for-the-journalist-in-residence-programme.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Destaques