PALESTRA

Por que as universidades têm este nome?

Primeira instituição de ensino superior a ser chamada assim, Universidade de Bolonha recebeu nome em referência aos estudantes

Os estudantes são o que dão sentido para a universidade. Mais do que uma frase retórica, é a história quem prova isto.

Primeira instituição a carregar este nome, a Universidade de Bolonha, na Itália, passou a ser chamada de “Universidade” justamente como uma referência aos seus alunos.

A intenção do termo, na época utilizado em latim (Universitas Scholarium), era deixar claro que os estudantes da instituição não eram apenas os moradores da pequena cidade italiana de Bolonha, mas que vinham de toda a Europa.

“O que faz uma universidade ser universidade são os estudantes. Isso é a primeira coisa para ser lembrada. Se não tiver estudante, não é universidade”, explica Jacyntho Lins Brandão, professor da Faculdade de Letras da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Brandão conta ainda que, os alunos eram tão fundamentais na Universidade de Bolonha, que por 15 anos o reitor da instituição era um dos estudantes. Mais do que isso: eram os alunos quem escolhiam e contratavam os professores e ditavam a maneira como a universidade funcionava.

Para saber mais desta e de outras histórias sobre o tema, confira abaixo a palestra “Universidade”, do professor Jacyntho Brandão, gravada para o projeto UEaDSL (Universidade, EAD e Software Livre), da UFMG: 

Destaques

Últimas notícias