PODCASTS

Ouça comentários sobre todas as provas da 2ª fase do XX Exame

Confira playlist exclusiva com análises dos professores de todas as áreas sobre as avaliações aplicadas neste domingo (18/9)

Neste domingo (18/9), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aplicou em todo Brasil – com exceção de Porto Velho (RO) - a 2ª fase do XX Exame de Ordem Unificado.

As provas estavam cercadas de expectativas, pois, pela primeira vez, cobrariam o conteúdo do novo CPC (Código de Processo Civil), texto atualizado depois de 43 anos. A surpresa, no entanto, veio justamente no caminho contrário. Na peça profissional da prova de Direito Civil, os examinadores cobraram dos candidatos a aplicação do antigo Código.

“A gente acredita que isso gere um problema. A gente não sabe se isso foi uma pegadinha da banca. É estranho cobrar com base no CPC velho, né? Eu tinha orientado muito meus alunos a levar o CPC velho e o novo, porque poderia cair um ou o outro. Mas, no final das contas, a gente não esperava que a peça tivesse base nisso. A gente até esperava que entre uma questão ou outra, viesse uma pergunta de direito intertemporal ali no meio, mas veio o Código velho”, afirma o professor Darlan Barroso, diretor pedagógico e coordenador da área de Direito Civil do Damásio Educacional.

Logo depois da prova, o Painel Acadêmico entrevistou com exclusividade os professores de todas as áreas cobradas na 2ª fase do XX Exame da OAB do Damásio Educacional.

De acordo com os especialistas, além de Direito Civil, as outras provas não trouxeram grandes surpresas em suas propostas de peças profissionais. As questões de algumas áreas, no entanto, podem ter complicado a vida dos candidatos.

Os comentários integrais, com as análises completas de todas as provas pode ser conferida na playlist de podcasts abaixo: 

Destaques

Últimas notícias