FOTOGRAFIA

Uma Passagem para Paris

O fotógrafo Marcus Vinicius Ozores fala sobre sua exposição instalada na via subterrânea de acesso ao metrô Consolação


(Foto: Pinterest/Reprodução)

Realizar uma nova exposição na Passagem Cultural da Avenida Paulista é sempre um prazer renovado. Essa passagem faz parte da minha vida, pois, ela é o que o nome diz: uma passagem, para ir e vir e esse tem sido o meu caminho de volta para casa há décadas.

Assim como eu, todos os dias centenas de pessoas utilizam as escadas aqui do “buraco” - o apelido carinhoso da Passagem – para ir e vir e aqueles que passam aqui pela primeira vez se encantam com a vida que existe nesse espaço de diversidade cultural. Os livreiros, daqui debaixo, lembram muito os bouquinistes das margens do Sena.

Esse ‘underground paulistano’ é repleto de gente de ideias, de gente sem ideias, de gente importante, de gente desimportante, de artistas de teatro, de artistas de cinema, de artistas de circo, de artistas de t(e)v(ê), de artistas de rua, de poetas concretos, poetas discretos, de poetas indiscretos, de poetas antigos, de poetas modernos, de poetas pós-modernos e, principalmente, de poetas sonhadores. 

E como esse espaço faz parte da minha vida, e me incluo na classificação dos fotógrafos e dos poetas sonhadores bissextos, toda vez que caminho  aqui penso que do outo lado da rua haverá uma passagem secreta para Paris. Imagine a seguinte cena: você vem caminhando pela Avenida Paulista, entra na ‘Passagem’, e quando sobe as escadas, ao invés de sair em um dos lados da Rua da Consolação você sai na no coração da Rue Mouffetard, em pleno 5º arrondissement, em Paris.

Se você passar por aqui e olhar essa exposição, mesmo que de soslaio, porque está sempre apressado – aliás, como todo mundo nessa cidade -  pense que seu dia poderá ficar muito melhor se, ao sair daqui, deparar-se com o som do acordeon do Christiam, um querido amigo parisiense, que o receberá com a chanson “Sous le ciel de Paris”. E se você tiver mais sorte ainda esse dia poderá ser uma manhã de domingo ensolarada e haverá baile no meio da rua, bem em frente à paróquia de Saint Médard.

Marcus Vinicius Ozores

São Paulo, inverno de 2018

Exposição Fotográfica de Marcus Vinicius Ozores

Local: Passagem Literária Consolação (Passagem subterrânea que liga o Belas Artes ao Riviera)

Data: 14 de julho de 2018

Horário: 17h00

Destaques