AO VIVO

AO VIVO: Painel Acadêmico transmite debate sobre missões de paz da ONU

Curso Clio promove debate com especialistas em política internacional e promoção dos direitos humanos

Acompanhe abaixo:

 

A manutenção da paz e da segurança internacionais é uma das três principais funções da ONU (Organização das Nações Unidas), assim como a promoção do desenvolvimento e a garantia da promoção dos direitos humanos. Com base nesses princípios, em maio de 1948, a ONU realizou a sua primeira operação de paz no Oriente Médio, a fim de monitorar o Acordo de Armistício entre Israel e os países árabes vizinhos. Desde então, a atividade passou a ser desenvolvida como um instrumento para auxiliar as nações devastadas por conflitos a criar as condições para alcançar uma paz permanente e duradoura.

Ao longo de seus 70 anos, a Organização realizou mais de setenta Operações de Manutenção da Paz, que foram se adaptando para atender às necessidades de diferentes conflitos e cenários. Atualmente, as operações também têm sido concentradas em contendas intranacionais e guerras civis, visando à facilitação dos processos políticos, proteção de civis, desarmamento de combatentes, promoção os direitos humanos e restauração do estado de direito.

O debate de "Um balanço das operações de paz: prática e legado" será dia 04/6 (terça-feira), com início às 19h00 com transmissão ao vivo dos estúdios do Curso Clio, pelo Painel Acadêmico.

O evento contará com a participação de renomados especialistas em política internacional, dentre eles:

Paulo Velasco: Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC Rio e graduação em Direito pela UERJ. Atualmente é professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Atua também como professor do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UERJ e professor do MBA em Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e leciona a disciplina de Política Internacional nos cursos preparatórios da área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Política Latino-americana e Integração regional sul-americana.

Ricardo Oliveira: Doutorando em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ). Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Em 2012.2, foi Visiting Research Fellow do Departamento de Ciência Política da Brown University. Atuou em diversas instituições, dentre as quais destacam-se o Consulado Geral Britânico, Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil e o Escritório Regional do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos na América Latina. Coordenador Adjunto da Graduação e Professor do Quadro Complementar do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Foi Professor Substituto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DCP/UFRJ) entre 2014-2016. Seus interesses de pesquisa envolvem os seguintes temas: Segurança Internacional, Organizações Internacionais e Economia Política Internacional.

Destaques