IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

A importância da missão, visão e valores na advocacia

Definição destes pontos gera credibilidade, expondo estratégia de trabalho do escritório antes mesmo do primeiro contato

Atualmente, em qualquer escritório, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, podemos verificar qual é a Missão, Visão e Valores simplesmente acessando seu site ou material impresso.

Mas afinal, o que significa Missão, Visão e Valores dentro de uma empresa?

Antes de tudo, é necessária uma breve explicação de cada item. Segundo o consultor Alexandre Motta em seu livro “Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda”, temos a seguintes definições:

Missão – é a razão da existência de uma organização. Finalidade ou motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela serve.

Visão – é a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro, aquilo que ela pretende ser ou destino que pretende que torne-se realidade.

Valores – Tudo que agrega importância profissional ao legado da organização. Itens pelo qual o escritório zela tanto interna quanto externamente.

A Missão deve responder a seguinte pergunta: qual é o nosso negócio? Este deve ser um conceito imutável de existência, pois, afinal de contas, só deve existir um único propósito que definiu a criação do escritório.

A Visão geralmente refere-se à uma imagem de longo prazo, algo que o escritório pretende alcançar em um determinado espaço de tempo, devendo ser inspiradora e clara para que todos colaboradores possam vivenciá-la.

Os Valores representam os princípios éticos de cada escritório, normalmente regras morais que norteiam todas as ações desde os sócios até seus funcionários.

Para exemplificar e facilitar a compreensão do leitor, segue a missão, visão e valores utilizados em nossa empresa, a Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.

Missão – Ajudar advogados e escritórios jurídicos a desenvolverem-se correta e eticamente.

Visão – Tornar-se a consultoria mais reconhecida do mercado em marketing e RH jurídico.

Valores: Ética, Honestidade e Responsabilidade.

Se o seu escritório possui mais de um sócio, o ideal é que todos se reúnam e dialoguem para chegar a um consenso para que os três itens estejam realmente alinhados com a identidade do escritório.

Lembre-se sempre que, como estas informações definirão a identidade do escritório, elas precisarão ser objetivas, realistas e possíveis. Se ao longo do tempo o escritório vier a se desviar da missão, o ideal é que ela seja reformulada, de acordo com um novo propósito que se alinhe à visão e aos valores do escritório.

É obvio que com o crescimento do escritório e o consequente alcance de objetivos novos, a visão e os valores poderão ser alterados de acordo com a realidade vivenciada no momento por todos.

Depois da definição do MVV, o próximo passo é certificar-se de que todos os seus colaboradores estejam cientes dos mesmos, para que possam vivenciá-los em seu dia a dia. Esse passo geralmente é ignorado pelos sócios, o que deixa seus funcionários descompromissados no que tange conhecer os objetivos da empresa como um todo.

Mas qual a necessidade de elaborar tais itens e expô-los em seus materiais institucionais?

Muito além de um conjunto de regras, isso representa em seu escritório uma identidade organizacional.

Um dos objetivos da elaboração da Missão, Visão e Valores é que haverá um foco com qual o escritório deverá trabalhar, devendo ser levado como regra de conduta primordial por todos os sócios e colaboradores.

Além de causar uma primeira boa impressão ao mercado, gera confiança e credibilidade, já expondo a identidade e a estratégia de trabalho do escritório antes mesmo de um primeiro contato. Essa identidade organizacional cria uma percepção de valor aos expostos a elas, seja cliente ou colaborador, fazendo assim com que os valores pessoais alinhem-se aos objetivos do escritório.

Para certificar-se de que esta identidade organizacional está de acordo com sua forma de trabalho, procure analisar a qualidade do seu relacionamento com seus clientes para saber se eles entendem o que você veio fazer no mercado, conhecem o objetivo final que interessa ao escritório chegar e se identificam os valores proferidos por sua organização.

*Monique Conde é analista de marketing da Inrise Consultoria, formada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Caetano de Sul. Atua hoje como gestora de conteúdo e eventos da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.

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