#PAINELNAFENALAW

O que é preciso para internacionalização de empresas?

A advogada Paula Lippi, palestrante na última edição da Fenalaw, fala sobre a internacionalização de empresas e os mecanismos societários necessários para o processo

Paula Lippi é sócia-advogada do escritório AJ. Law Advogados, Mestre em Direito Civil pela PUC-SP, e especialista em contratos. A advogada foi palestrante na última Fenalaw e falou sobre processo de internacionalização de empresas e as questões societárias envolvidas.

“Também vimos algumas clausulas mais famosas do mercado, voltada pros investimentos estrangeiros que é o vetting clause que trata-se de uma clausula em que eu possibilito a saída do sócio antecipadamente do contrato social, porém ele não vai poder ter o seu investimento totalmente reembolsado. Isso significa que ele não vai poder ter como reembolso, como pagamento, o valor das cotas ao qual ele tá participando da empresa mas sim, um valor limitado a partir da sua saída.”

A especialista também comenta sobre outro tipo de mecanismo de investimento, que facilita  o investimento em empresas Limitadas por parte de outras empresas ou até mesmo por pessoas físicas, o Título de Dívida Conversível.

“E a outra clausula que é interessante, na verdade é um mecanismo de investimento é o TDC, Título de Dívida Conversível. Ele possibilita uma [empresa] Limitada obter, capital, dinheiro, empréstimo de outras empresas ou até mesmo de pessoas físicas. E esse dinheiro, na verdade, pode ser convertido em ações. Por que ações se a gente tá falando de Limitadas? Porque essa limitada vai ser obrigada à, por um determinado período, ou reembolsar o dinheiro a essa pessoa que fez o empréstimo ou a se converter numa S/A e portanto, conferir a essa empresa ações. Então essa pessoa passa a ser acionista.”

#PainelNaFenalaw 

O Painel Acadêmico é um dos parceiros da Fenalaw 2016. Durante toda a Feira, realizada na cidade de São Paulo entre os dias 18 e 21 de outubro, nossa equipe conversou com diversos especialistas que participaram como palestrantes do evento. 

Todas as entrevistas, sobre temas importantes para quem já atua ou pretende atuar no mercado jurídico, serão disponibilizadas nos próximos dias no especial Gestão, para você e seu escritório. Nos vídeos, que também serão publicados no nosso canal no YouTube, serão publicadas informações sobre marketing jurídico, utilização de redes sociais por advogados, novas tecnologias para escritórios e muito mais. 

Fique ligado na série #PainelNaFenalaw e confira as principais tendências para o setor discutidas no maior evento jurídico da América Latina.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Notícias