#PAINELNAFENALAW

Ferramentas de gestão são essenciais e devem ser adaptadas aos escritórios de advocacia

‘Administrar um escritório de advocacia é diferente, por conta das regulamentações da OAB, mas as ferramentas de gestão são as mesmas e devem ser adaptadas àquela realidade’; gestor do escritório Mattos Filho por 16 anos, Mario Esequiel foi um dos palestrantes da Fenalaw

“Administrar um escritório de advocacia é diferente, por conta das regulamentações da OAB. Como é diferente administrar um banco, que tem uma regulamentação do Banco Central; como é diferente administrar uma escola, que tem a sua regulamentação. Porém, as ferramentas de gestão são as mesmas e devem ser adaptadas àquela realidade.”

Economista de formação, Mario Esequiel foi gestor do Mattos Filho, um dos principais escritórios do país, por 16 anos. Atualmente a frente da Bórea Consultoria, é apontado como um dos maiores especialistas da área e foi um dos palestrantes na 6ª edição da Fenalaw, realizada em São Paulo na última semana.

Esequiel participou do workshop especial “Mentoria para Escritórios”, onde ao lado de outros gestores respondeu perguntas de advogados e profissionais do setor sobre gestão e administração. Ele foi o responsável por explicar um pouco mais sobre a ferramenta de “Planejamento Estratégico”

“Na área de planejamento estratégico e finanças vários temas surgiram. Talvez a mais importante delas tenha sido a dificuldade que muitas vezes o sócio tem em utilizar ferramentas de gestão para administrar bem o seu escritório e fazer um planejamento adequado”, relata. “Eu falei neste tema, sobre planejamento estratégico, mas também tem o planejamento financeiro, de marketing, de recursos humanos. Enfim, todas as esferas de administração podem e devem ser utilizadas”, completa.

O especialista explica que planejamento estratégico nada mais é do que o escritório decidir “o que ele quer ser”. “Quando isso é definido, todos os investimentos passam a ser canalizados para aquele objetivo. Se eu tiver uma boa estratégia desenhada, todo o investimento que for feito será canalizado e o retorno muito maior”, diz.

De acordo com Esequiel, apesar de ser uma área tradicionalmente conservadora, o setor de escritórios de advocacia está se transformando com a chegada de profissionais mais jovens.

“Jovens profissionais vêm assumindo estes escritórios e já chegam com visões e metodologias diferentes. Começam a entender o escritório como uma prestadora de serviços, com as suas particularidades, é verdade, pois existe uma série de regulamentações da OAB que devem ser observadas, mas que em nada difere de organizações que, como outra qualquer, precisam de ferramentas de gestão”, afirma.

#PainelNaFenalaw 

Painel Acadêmico é um dos parceiros da Fenalaw 2016. Durante toda a Feira, realizada na cidade de São Paulo entre os dias 18 e 21 de outubro, nossa equipe conversou com diversos especialistas que participaram como palestrantes do evento. 

Todas as entrevistas, sobre temas importantes para quem já atua ou pretende atuar no mercado jurídico, serão disponibilizadas nos próximos dias no especial Gestão, para você e seu escritório. Nos vídeos, que também serão publicados no nosso canal no YouTube, serão publicadas informações sobre marketing jurídico, utilização de redes sociais por advogados, novas tecnologias para escritórios e muito mais. 

Fique ligado na série #PainelNaFenalaw e confira as principais tendências para o setor discutidas no maior evento jurídico da América Latina.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Notícias