#PAINELNAFENALAW

Antes classificada como 'alternativa', resolução extrajudicial de conflitos é tendência institucional

“Se num primeiro contato você conseguir resolver o conflito, melhor pra você. Você vai resolver mais rápido e por um valor menor também.”

“Todo mundo sabe que o Judiciário não é muito eficiente, por estar atolado, o processo demora muito, as decisões não são ideais. Existe uma tendência institucional que as pessoas comecem a resolver de outra forma os seus conflitos não só processando uma as outras mas, resolvendo pelos métodos que antes eram chamados de métodos alternativos e que hoje são chamados de métodos adequados- mediação, negociação e arbitragem.” , diz Viola.  “[A resolução de conflitos] é uma tendência porque o Estado hoje tem 108 milhões de processos rodando e a própria Associação de Magistrado do Brasil diz que 40%, 42 milhões, não deveria estar no judiciário. Então, eu acho que o brasileiro tem muito costume de litigar no Judiciário e depender do Estado mas isso é uma coisa que é insustentável; hoje, isso já não se resolve, é um quadro que não tem volta.”, conclui.

Alexandre Viola é advogado e CEO da empresa JUSTTO, especializada em resolução de conflitos judiciais e arbitrais. Possui mais de 15 anos de experiência na área e foi palestrante na última edição da Fenalaw

“Se num primeiro contato você conseguir resolver o conflito, melhor pra você. Você vai resolver mais rápido e por um valor menor também. Então, quanto mais tempo demorar, se você entrou com o processo hoje e demorou dois anos, você vai querer receber por isso, você não aguenta mais essa questão”, diz Viola.

#PainelNaFenalaw

O Painel Acadêmico é um dos parceiros da Fenalaw 2016. Durante toda a Feira, realizada na cidade de São Paulo entre os dias 18 e 21 de outubro, nossa equipe conversou com diversos especialistas que participaram como palestrantes do evento.

Todas as entrevistas, sobre temas importantes para quem já atua ou pretende atuar no mercado jurídico, serão disponibilizadas nos próximos dias no especial Gestão, para você e seu escritório. Nos vídeos, que também serão publicados no nosso canal no YouTube, serão publicadas informações sobre marketing jurídico, utilização de redes sociais por advogados, novas tecnologias para escritórios e muito mais.

Fique ligado na série #PainelNaFenalaw e confira as principais tendências para o setor discutidas no maior evento jurídico da América Latina.

Notícias