#PAINELNAFENALAW

Tecnologia reduz custo e facilita abertura de escritório de advocacia

‘Com disponibilidade de novas ferramentas gratuitas, não são precisos investimentos milionários’; fundador do blog Advogado no Controle, Gustavo Costa Ferreira foi um dos palestrantes da Fenalaw 2016

“Para abrir um escritório de advocacia hoje, você só precisa de um computador. Não é preciso de investimentos milionários. Acho que está à disposição de todo mundo. Ficou muito mais fácil. Principalmente com ferramentas gratuitas, como, por exemplo, estas nuvens Dropbox e Google Drive”.

Palestrante na Fenalaw 2016, Gustavo Costa Ferreira chamou a atenção durante a feira pela aparência mais jovem que a da maioria de seus colegas. Formado em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o advogado que pretendia ser surfista quando se mudou de Goiânia (GO) para Florianópolis, falou sobre startups jurídicas e contou sua experiência à frente do Advogado no Controle. O blog, fundado por ele ao lado de dois amigos, tem o objetivo de orientar profissionais da área que estão no início de suas carreiras.

“O blog é basicamente uma plataforma que divulga conteúdo de cunho prático para os advogados iniciantes. A gente tenta produzir conteúdos que não se encontram facilmente nas estantes de bibliotecas. São conteúdos que provem empreendedorismo, inovação e inteligência prática”, explica Ferreira.

Especialista em Direito Tributário e sócio-fundador do escritório Costa Ferreira & Hayashi, Gustavo explica que a intenção do blog é conseguir apoiar os jovens advogados que, logo depois de terminar a faculdade, pretendem abrir seu próprio escritório. Entre os textos divulgados no site (clique aqui para acessar) estão “truques” para lidar com juízes difíceis, dicas sobre preparação de testemunhas e orientações de “Como Fazer Sua Primeira Audiência Como um Advogado Experiente”, por exemplo.

“No final da faculdade, diante das possibilidades de atuar em um grande escritório, trabalhando muito e ganhando pouco, ou seguir a carreira de concursos públicos, o jovem advogado pode decidir abrir seu escritório de advocacia. Nós somos jovens advogados. A gente teve muita ajuda de profissionais mais experientes no começo da carreira. E queremos prover os colegas com as mesmas facilidades que nós tivemos”. “O nosso blog não tem segredo nenhum. Tudo que a gente coloca em prática e funciona, nós escrevemos e publicamos para os nossos leitores”.

#PainelNaFenalaw

Painel Acadêmico é um dos parceiros da Fenalaw 2016. Durante toda a Feira, realizada na cidade de São Paulo entre os dias 18 e 21 de outubro, nossa equipe conversou com diversos especialistas que participaram como palestrantes do evento.


Gustavo Costa Ferreira, um dos palestrantes da Fenalaw 2016

Todas as entrevistas, sobre temas importantes para quem já atua ou pretende atuar no mercado jurídico, serão disponibilizadas nos próximos dias no especial Gestão, para você e seu escritório. Nos vídeos, que também serão publicados no nosso canal no YouTube, serão publicadas informações sobre marketing jurídico, utilização de redes sociais por advogados, novas tecnologias para escritórios e muito mais.

Fique ligado na série #PainelNaFenalaw e confira as principais tendências para o setor discutidas no maior evento jurídico da América Latina.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Notícias