#PAINELNAFENALAW

Mecanismos de controle de risco são importantes para empresas resgatarem confiança

Em cenário de dificuldades para atrair investimentos, Joyce Andrews, gerente de Governança Corporativa e especialista em Direito Societário, defende que companhias invistam na criação de procedimentos de controle interno para tomada de melhores decisões; assista entrevista concedida durante a Fenalaw 2016

 “Estamos vivendo um cenário onde as empresas reduziram a atividade econômica e estão precisando vender ativos, pois estão endividadas e não estão conseguindo encontrar fontes de financiamento. Temos o problema do Custo Brasil mesmo, por conta da quantidade de impostos e problemas de infraestrutura. Então, eu quis demonstrar quais os principais desafios para os profissionais de Direito Societário.”

Com experiência de mais de 12 anos de atuação na área do Direito Societário, Joyce Andrews da Costa é gerente de Governança Corporativa, Societário e Relações com Acionistas da VLI S.A., empresa da área dos transportes. Na semana passada, a especialista foi uma das palestrantes do 6º Congresso de Direito Societário, que aconteceu dentro da Fenalaw 2016, realizada entre os dias 18 e 21 de outubro na cidade de São Paulo.

Em sua apresentação, Joyce defendeu, a partir de sua experiência em Governança na VLI S.A., a criação de mecanismos internos de controle de riscos nas empresas. De acordo com ela, esta é uma solução possível para que as companhias resgatem a confiança da sociedade e de investidores no atual cenário do país, que atravessa não só uma crise econômica, mas também política.

“É possível colocar nas empresas requisitos mínimos. Para ser um diretor financeiro, por exemplo, quais são os requisitos mínimos que um candidato precisa ter? Cinco anos de experiência na área? Tem de ser idôneo e não pode ter nenhum processo em seu nome em curso?”, indaga. “O principal desafio para mim é que a gente precisa atrair investimento, resgatando a confiança da sociedade e dos investidores. E como fazemos isso? Criando mecanismo de controle de riscos nas empresas. Mantendo processo formais e adequados”, completa.

#PainelNaFenalaw

O Painel Acadêmico é um dos parceiros da Fenalaw 2016. Durante toda a Feira, realizada na cidade de São Paulo entre os dias 18 e 21 de outubro, nossa equipe conversou com diversos especialistas que participaram como palestrantes do evento.

Todas as entrevistas, sobre temas importantes para quem já atua ou pretende atuar no mercado jurídico, serão disponibilizadas nos próximos dias no especial Gestão, para você e seu escritório. Nos vídeos, que também serão publicados no nosso canal no YouTube, serão publicadas informações sobre marketing jurídico, utilização de redes sociais por advogados, novas tecnologias para escritórios e muito mais.

Fique ligado na série #PainelNaFenalaw e confira as principais tendências para o setor discutidas no maior evento jurídico da América Latina.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Notícias