XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Vídeo: assista comentários sobre a 1ª fase da OAB e orientações sobre recursos

Darlan Barroso, do Damásio Educacional, fala sobre prova objetiva aplicada neste domingo (23/7) e comenta questões passíveis de recurso

Aplicada na tarde deste domingo (23/7), a primeira fase do XXIII Exame da OAB surpreendeu muitos candidatos com a redistribuição do número de questões entre as áreas cobradas na prova. Sem qualquer aviso prévio, três questões de Ética e Direitos Humanos foram “transferidas” para as disciplinas de Processo Civil, Processo Penal e Direito Tributário.

“A surpresa é incompatível com a clareza, a boa-fé e a transparência”, afirma Darlan Barroso, diretor pedagógico dos cursos preparatórios para o Exame de Ordem do Damásio Educacional. “Nós esperamos que a OAB tome providências para regularizar esta situação na próxima prova, para que seja mais transparente”, completa.

E este não foi o único problema enfrentado pelos examinandos na prova de ontem. Em entrevistas concedidas ao Painel Acadêmico logo após o encerramento do Exame, professores apontaram que, além de exigir um alto nível de dificuldade em muitas disciplinas, ao menos quatro questões da avaliação são passíveis de recurso. Elas foram identificadas nas disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Internacional e Penal.

Para comentar estes temas, Darlan Barroso gravou um vídeo com orientações sobre o que os candidatos devem fazer neste momento. Confira as dicas abaixo:

A lista preliminar de aprovados a primeira fase do XXIII Exame será divulgada no dia 7 de agosto. No dia seguinte (8/8), a partir do meio dia, será aberto o prazo para interposição de recursos contra a prova.