XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Contestação e reconvenção; ouça dicas de Processo Civil para 1ª fase da OAB

Coordenador da área no Damásio Educacional, Darlan Barroso gravou podcast exclusivo para o Painel Acadêmico; ouça orientações na íntegra

A simplificação nas respostas do réu promovidas pelo novo CPC (Código de Processo Civil) é a dica especial de Darlan Barroso, coordenador da área no Damásio Educacional, para os candidatos que estão na reta final de preparação para a primeira fase do XXIII Exame da OAB.

“No Código antigo, nós tínhamos a contestação, a reconvenção, as exceções e as impugnações. No novo CPC, ficamos só com a Contestação e com a Reconvenção. E, ainda, tudo foi muito simplificado, porque dentro da Contestação o réu pode reconvir”, explica o especialista.

O professor gravou, com exclusividade para o Painel Acadêmico, um podcast que explica as novidades. Ouça abaixo as orientações na íntegra:

“Vamos lembrar que, para reconvir, o réu não precisa contestar. Ele pode só reconvir e sofrer os efeitos da revelia para Contestação. Lógico, se ele só reconvir sem contestação, ele vai fazer isso por meio de uma Petição Inicial”, ressalta Barroso.

O especialista destaca que, muito elementos previstos no antigo Código de Processo Civil se transformaram em preliminares de contestação no novo texto.


Darlan Barroso é diretor pedagógico do Damásio Educacional

“Muitas coisas viraram preliminares de Contestação. Por exemplo, o valor da causa nós vamos alegar como preliminar. O erro de competência relativa e absoluta, como já era, vamos alegar como preliminar. Tudo isso ficou facilitado com o novo CPC”, conclui.

Podcasts especiais

Nestes últimos dias antes da primeira fase do XXIII Exame da OAB, o Painel Acadêmico publicar, em parceria com o Damásio Educacional, podcasts com dicas precisas de estudo das disciplinas que serão cobradas na avaliação.

Com 80 questões de múltipla escolha, a prova objetiva será aplicada no dia 23 de julho, a partir das 13 horas (horário de Brasília), em todo país.