XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Teoria do crime, feminicídio e furto; ouça dicas de Penal para 1ª fase da OAB

Professora e coordenadora da área no Damásio Educacional, Patrícia Vanzolini gravou podcast com orientações para a prova de domingo (23/7)

Teoria do crime, concurso de pessoas, feminicídio, a nova jurisprudência para o crime de furto e a diferença entre tentativa, desistência voluntária e arrependimento eficaz. Estes são os temas destacados na área de Direito Penal pela professora Patrícia Vanzolini, coordenadora da área no Damásio Educacional, para a primeira fase do XXIII Exame da OAB.

“A FGV (Fundação Getúlio Vargas) gosta de Teoria do Crime, gosta bastante daquela matéria de Erro de Tipo, Erro de Proibição. Caiu, inclusive, no último Exame e pode cair de novo”, afirma a especialista. “A diferença entre tentativa, desistência voluntária e arrependimento eficaz. A questão do Concurso de Pessoas”, continua.

A professora gravou, com exclusividade para o Painel Acadêmico, um podcast com dicas de estudos para a reta final. Ouça as orientações na íntegra:

Patrícia alerta que, apesar de ainda não ter sido cobrado no Exame de Ordem, o “Feminicídio”, homicídio motivado por razão de gênero, também é um tema com chances de cair na prova.

“Na parte especial, fica esperto quanto ao Feminicídio, que ainda não caiu, mas tem tudo para cair. Crimes contra o patrimônio é bem possível de cair também, porque há uma jurisprudência nova sobre o crime de furto, dizendo que não é crime impossível o furto com sistema de vigilância eletrônica”, ressalta.

Podcasts especiais

Nestes últimos dias antes da primeira fase do XXIII Exame da OAB, o Painel Acadêmico publicará, em parceria com o Damásio Educacional, podcasts com dicas precisas de estudo das disciplinas que serão cobradas.

Com 80 questões de múltipla escolha, a prova objetiva será aplicada no dia 23 de julho, a partir das 13 horas (horário de Brasília), em todo país.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos: