XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

7 coisas que você precisa saber na reta final para o Exame da OAB

Estratégia de estudo, equilíbrio físico e mental, métodos de resolução das questões, preenchimento do gabarito e autoconfiança são elementos fundamentais para o sucesso na prova objetiva

Para se dar bem na primeira fase do Exame de Ordem, é preciso muito mais do que apenas conhecer o conteúdo que será cobrado. Estratégia de estudo, equilíbrio físico e mental, métodos de resolução das questões e autoconfiança são elementos fundamentais para encarar e superar a maratona de 80 questões da prova objetiva.


Saiba mais sobre nossa campanha de assinatura solidária; além de nos apoiar, você também ganha recompensas

Por conta disto, na semana que antecede a primeira fase do XXIII Exame de Ordem, que acontece no próximo domingo (23/7), o Painel Acadêmico preparou uma lista com Sete coisas que você precisa saber na reta final para a OAB. Confira abaixo todas as dicas:

1. Preparação física e mental contra a ansiedade

Com cinco horas de duração, a primeira fase da OAB também é um teste físico para os candidatos. Dormir bem e estar descansado é fundamental para encarar a maratona de 80 questões.

Ao mesmo, também é fundamental estar tranquilo mentalmente. Para lidar com a ansiedade, os candidatos devem procurar fazer atividades de lazer que dão prazer para eles, como passear em um parque, jogar videogame ou ir ao cinema. Estudar também pode ser uma boa ferramenta para quem estiver muito nervoso.  É claro, tudo sem cometer excessos.

2. Contra o atraso, chegue com antecedência

Você já deve ter chegado atrasado em alguns lugares durante a sua vida. E, portanto, deve saber que esta chegada nunca é tranquila e gera muito nervosismo.

Por isso, outra estratégia importante para não ficar muito ansioso é chegar ao local de prova com antecedência. O Exame acontece no domingo, dia em que ruas são fechadas e que as linhas de ônibus e estações de trem e metrô de muitas cidades podem ser afetadas.

Para evitar problemas, saia de casa com bastante antecedência e conheça bem o endereço de onde você vai fazer a prova. A lista com todos os locais onde serão aplicadas as provas de primeira fase podem ser consultadas neste link.

3. Não faça o Exame fora da Ordem

Quase 20 disciplinas diferentes do currículo básico do curso de Direito são cobradas nas 80 questões objetivas da primeira fase. E a recomendação de especialistas é que os candidatos não tentem priorizar uma área em detrimento da outra. Isto pode confundir os examinandos e os fazer perder minutos que podem ser preciosos. Na última prova objetiva, os organizadores do Exame inverteram a ordem tradicional das questões e muitos alunos acabaram surpreendidos.

Todas as questões devem respondidas e a OAB pode colocar as perguntas na ordem que quiser. Por isso, comece a prova do começo!

4. Pausa para o gabarito

Tão importante quanto responder as questões da maneira correta é preencher o gabarito da prova. E depois de ler 80 enunciados diferentes, é absolutamente normal ter uma queda no nível de concentração.

Para não correr nenhum risco, antes de começar a preencher o gabarito, faça uma pausa de alguns minutos. Respire fundo, beba água. Reestabeleça seu equilíbrio mental para, em seguida, começar a passar as respostas para o gabarito.

5. Na reta final, foco em Ética, Trabalho e Processo do Trabalho

Com pouco tempo para revisar a matéria que será cobrada na prova, a semana que antecede a primeira fase não é o momento ideal para ler longas doutrinas. Tão importante quanto estudar, é fundamental como estudar.

Juntas, as disciplinas de Ética, Trabalho e Processo do Trabalho somam quase 30% da prova, com 21 das 80 questões de múltipla escolha que compõem a 1ª fase da OAB. Elas são consideradas as áreas mais decisivas porque, para ser aprovado à fase seguinte, o candidato precisa acertar 50% das questões.

Portanto, priorize suas revisões nestas disciplinas!

6. Reveja provas antigas

As leis são frequentemente atualizadas e é muito importante estar atento às mudanças que podem ser cobradas no Exame de Ordem. No entanto, alguns temas tradicionais são muito recorrentes e frequentam muitas provas. Não é tão difícil encontrar perguntas parecidas em edições diferentes do Exame.

Em razão disto, é recomendado que os candidatos leiam provas anteriores e, inclusive, respondam questões formuladas em outras edições do Exame de Ordem. Além do conteúdo em si, é importante estar familiarizado com o formato da prova.

7. ACREDITE em sua capacidade!

Sem confiança, é muito difícil atingir qualquer tipo de meta. Para vencer a OAB é preciso estar otimista, com o espírito preparado para um desafio que, apesar de não ser fácil, pode sim ser superado.

Confie na sua preparação! Visualize você mesmo na segunda fase! Acredite na sua capacidade de passar por este obstáculo!

(*) Lista inspirada em artigo publicado em 2014 e assinado por Marco Antonio Araujo Jr., Darlan Barroso e Flávio Martins.