XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Vídeo: assista orientações sobre o edital do XXIII Exame da OAB

Inscrições estão abertas até o dia 9 de junho; uma das principais novidades é o reajuste da taxa, que subiu para R$ 260

Estão abertas até a sexta-feira da semana que vem, dia 9 de junho, as inscrições para o XXIII Exame da OAB. Divulgado na terça-feira (30/5), o edital das provas traz como principal novidade o reajuste da taxa de inscrição, que subiu para R$ 260.

Os interessados devem se inscrever por meio deste link. A data limite para o pagamento da taxa é o dia 6 de julho.

Apesar da abertura recente das inscrições, faltam relativamente poucos dias para a prova de primeira fase, que acontecerá no dia 23 de julho.

“Não dá tempo de estudar tudo, então que traçar uma estratégia para que seu estudo seja eficaz”, afirma Darlan Barroso, diretor pedagógico do Damásio Educacional e um dos principais especialistas em Exame de Ordem no país.

O professor gravou um vídeo com as principais orientações sobre o edital e dicas de como traçar uma boa estratégia de estudos. O conteúdo completo pode ser conferido abaixo:

Um dos principais destaques de Barroso diz respeito aos candidatos que participaram da segunda fase do XXII Exame de Ordem, aplicada no último domingo (28/5). Por conta das regras da repescagem, mesmo que sejam reprovados, estes examinandos têm o direito de seguir diretamente para a segunda fase do XXIII Exame, sem a necessidade de fazer novamente a primeira etapa.

Segundo o professor, no entanto, a melhor alternativa neste caso não é ignorar a inscrição para a primeira fase neste momento. Para “ganhar uma vida”, é indicado que o examinando se inscreva, mas não pague o boleto enquanto o resultado da segunda etapa da última edição não for divulgado.

A lista preliminar de aprovados no XXII Exame deverá ser publicada pela OAB no dia 20 de junho.

“Quem fez segunda fase domingo passado, minha sugestão: até o dia 9 faça inscrição para a primeira fase e não pague o boleto. Se no dia 20 você passar, esquece a primeira fase. Se você não passou, você vai pagar o boleto lá na frente”, explica Darlan.

Ao fazer novamente a primeira fase, os examinandos podem ganhar novamente o direito à repescagem e assim seguir diretamente para a segunda fase no XXIV Exame.

“Se você não passou, você faz a prova de primeira fase dia 23. Passou, não pede repescagem. Não passou, pede repescagem”, afirma Barroso.

A primeira etapa do Exame conta com uma prova formada por 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito.

A 2ª fase (prova prático-profissional), será realizada no dia 17 de setembro de 2017, no mesmo horário da 1ª.

Também serão cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos: