XXII EXAME DE ORDEM

Penal: Memoriais, Apelação e peças de Júri devem ser revisados na 2ª fase da OAB

Além de se dedicar aos estudos para a peça, alunos não devem negligenciar questões na prova prático-profissional; ouça podcast com Patrícia Vanzolini, do Damásio Educacional

Memoriais, Apelação e peças de Júri. Estas são as dicas de estudo de Patrícia Vanzolini, coordenadora de Direito Penal do Damásio Educacional, para os candidatos que farão prova na área na segunda fase do XXII Exame da OAB.

“A OAB tem realmente pedido peças mais tradicionais. Como a última que caiu foi R.A., é importante prestar atenção em Memoriais, em Apelação e nas peças de Júri”, diz a professora.

Com exclusividade para o Painel Acadêmico, Vanzolini gravou um podcast com as orientações finais para a prova que acontecerá no próximo domingo (28/5). Ouças as dicas na íntegra:

De caráter dissertativo, a prova tem como ponto mais decisivo a identificação da peça, que sozinha vale cinco dos dez pontos. Segundo a professora, apesar disso, os candidatos não devem relativizar a importância das outras questões.

“Uma dica que eu sempre dou é não desprezar as questões dissertativas. Eu sei que a maior angústia é mesmo para a peça, mas não negligencie as questões, tanto na hora de estudar quanto na confecção do exame mesmo”, afirma.

Vanzolini orienta que, nesta reta final, é interessante que os alunos vejam questões aplicadas em provas anteriores.

“Uma boa dica é dar uma olhada nas questões das provas anteriores. Dê uma olhada nos exames anteriores, para que você compreenda quais os temas abordados, os tipos das questões”, explica.

Podcasts especiais | Reta Final

As provas de segunda fase do XXII Exame da OAB devem ser aplicadas no dia 28 de maio, a partir das 13 horas (horário de Brasília), em todo país. Esta é a última etapa que separa os bacharéis em Direito da carteira profissional que os habilita para o exercício da advocacia.

Nos próximos dias, o Painel Acadêmico publicará, em parceria com o Damásio Educacional, podcasts exclusivos com dicas de especialistas nas sete áreas que serão cobradas no Exame de Ordem.

Para ser aprovado nesta etapa do Exame, é preciso alcançar a nota mínima de seis pontos. A prova é composta por uma peça, no valor de 5 pontos, e quatro questões, no valor de 1,25 cada.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos: