DICAS DO PROFESSOR

Escolha da 2ª fase na OAB: o que é mito e o que deve ser levado em conta?

Assista vídeo com Darlan Barroso e saiba quais critérios levar em conta no momento de sua decisão

O XXII Exame da OAB nem sequer começou, mas os candidatos já precisam estar preparados para a etapa final. Isto porque, já no momento da inscrição, é preciso escolher qual é a área da prova de segunda fase, a última barreira que separa os bacharéis em Direito da atuação profissional como advogados.

Dividido em duas fases, o Exame da OAB traz duas provas bastante diferentes.

Na primeira, no formato objetivo, com 80 questões de múltipla escolha, a avaliação cobra conhecimentos gerais sobre todas as áreas do Direito, incluindo Ética profissional.

Na segunda fase, com uma prova dissertativa, os examinadores cobram saberes mais específicos. Nesta etapa, as avaliações são divididas nas sete grandes áreas do Direito (Administrativo, Civil, Penal, Constitucional, Tributário, Empresarial e Trabalhista) e cada candidato faz a prova na área escolhida ainda no momento da inscrição.

Mas será que existe alguma prova de 2ª fase mais fácil? Ter estagiado em escritórios e conhecer determinados campos pode ajudar na hora da prova? Qual o melhor critério para tomar esta decisão?

“Muita gente diz bobeira sobre isso. Tem muita conversa fiada, muito mito sobre isso. O seu projeto de voo não é para o dia 2 de abril. O seu plano de voo é o dia 28 de maio, é a segunda fase”, afirma Darlan Barroso, diretor pedagógico do Damásio Educacional. “Quando você escolhe a área de 2ª fase agora, você começa a fazer um caderno [de estudo] muito mais caprichado já na primeira fase e depois leva para a segunda. Escolher a segunda fase agora de forma consciente é fundamental para o seu sucesso”, completa.

Especialista em Exames de Ordem, Barroso gravou um vídeo com as principais orientações, onde desmente mitos e explica o que deve ser levado em conta de fato nesta escolha decisiva para o futuro profissional dos candidatos.

Assista abaixo as dicas na íntegra:

As inscrições para o XXII Exame de Ordem estão abertas e terminam na próxima sexta-feira (10/2). Para se inscrever, clique neste link.

Destaques

Últimas notícias