EU PASSEI

Yeda Carvalho: ‘meus amigos entenderam quando precisei recusar alguns passeios para estudar’

‘Ter calma é essencial para ler o enunciado e não deixar passar nenhuma informação’; veja entrevista com advogada aprova no Exame de Ordem no último mês de outubro

Nome: Yeda Marina Pinto de Carvalho.

Estudei na: FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas.

Concluí o curso em:  Concluo o curso no final deste ano (2016), estou no 10º semestre.

Foto: Arquivo Pessoal

Yeda Carvalho foi aprovada no Exame de Ordem antes mesmo de concluir a graduação em Direito

Decidi fazer Direito porque: meu pai é advogado, e sempre vi nele uma pessoa correta, decidida e perspicaz. Eu queria isso pra mim também, queria me tornar essa pessoa que ele sempre representou pra mim. Hoje me dou por satisfeita se eu me tornar metade do profissional que ele é.

Minhas disciplinas preferidas eram: minhas disciplinas preferidas sempre foram direito do trabalho e processo do trabalho. Em todo o curso nunca me identifiquei tanto com qualquer outra matéria.

Eu passei na OAB: no XX exame, em outubro de 2016.

Como organizava meu tempo de estudo: eu aproveitei minha última semana para revisar aquilo que eu já havia estudado antes, então li muito a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), OJ's (Orientações Jurisprudenciais) e Súmulas do TST (Tribunal Superior do Trabalho), visto que minha prova foi na área de Direito do Trabalho. Eu não tive dinheiro ou tempo pra investir em algum cursinho, então aproveitei minhas horas vagas para assistir aulas fora do meu horário lá na faculdade, o que foi essencial. Os professores de direito/processo do trabalho da FMU me ajudaram bastante, eles estavam sempre tirando minhas dúvidas, corrigindo meus exercícios e me dando dicas sobre o que eu deveria estudar melhor. Sem falar que precisamos abrir mão de algumas coisas... então meus amigos entenderam muito bem quando precisei recusar alguns passeios pra estudar!

Meu primeiro emprego: foi na Vara do Trabalho do Fórum Ruy Barbosa, na Barra funda.

Minha dica para quem vai prestar o próximo Exame de Ordem: eu sei que é difícil, além de clichê, mas a melhor dica é: ficar calmo!  Ter calma é essencial para ler o enunciado e não deixar passar nenhuma informação, ler os artigos inteiros antes de responder (inclusive os incisos e parágrafos). Ninguém pode te prejudicar, você é seu maior inimigo na hora da prova, então mantenha a calma! As respostas estão todas no Código e você pode consultá-lo, faça dele seu melhor amigo!

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

XXIII Exame de Ordem | 1ª fase | Podcasts