PODCAST | XXI EXAME DE ORDEM

1ª fase da OAB: nas questões de Direitos Humanos, candidato deve procurar resposta que mais protege a vítima

Especialista na área, professor Erival Oliveira, do Damásio Educacional, dá últimas dicas para reta final de preparação em podcast exclusivo

Procurar a alternativa que mais protege a pessoa que foi vítima de violência. Este é o método recomendado por Erival Oliveira, professor do Damásio Educacional, para a resolução das questões de Direitos Humanos na 1ª fase da OAB, que acontece no próximo domingo (27/11). De caráter objetivo, a avaliação é composta por 80 questões que múltipla escolha.

“Você sabe que os Direitos Humanos nasceram pra proteger as pessoas que mesmo num país com uma constituição não eram protegidas, de modo que na prova procure a alternativa que mais protege a pessoa que foi vítima de violência”, afirmou Oliveira, que também é coordenador da área de Direito Constitucional do Damásio. “Você, muitas vezes, não leu o tratado que é perguntado. A gente pede que leia e identifique o objeto de proteção. Se é criança, se é adolescente, se é mulher, se é combate à tortura, procure a alternativa que mais protege a pessoa vítima daquela delação”, esclarece.

O professor gravou, com exclusividade, um podcast com as principais dicas na área de Direitos Humanos nos últimos dias antes da prova. Confira abaixo o áudio completo:

“Direitos Humanos é uma prova de 3 a 4 questões, provavelmente uma questão de sistema da ONU (Organização das Nações Unidas); outra da OEA (Organização dos Estados Americanos); uma questão que envolve decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), do STJ (Superior Tribunal de Justiça); de proteção às pessoas; ou até uma legislação brasileira”, afirma Oliveira.

Como dicas de leitura para revisão, o professor recomenda os estudos do artigo 3º e 26 da Convenção Americana de Direitos Humanos; e dos artigos 1º, 5º, 12, 14 a 17, 49, 84 e 102 a 109 da Constituição Federal.

Podcasts #RetaFinal

Nos próximos dias, em parceria com os professores do Damásio Educacional, o Painel Acadêmico publicará podcasts exclusivos com as dicas finais para a 1ª fase do XXI Exame da OAB, que acontece no dia 27 de novembro. Durante toda a semana, confira aqui orientações especiais, atalhos de estudo e conheça as principais tendências do que deve cair na prova.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

XXIII Exame de Ordem | 1ª fase | Podcasts