PODCAST | XXI EXAME DE ORDEM

XXI Exame da OAB: revise ‘letra da Lei’ para questões de Direito Constitucional na 1ª fase

Coordenador da área no Damásio Educacional, Erival Oliveira relembra quais são os artigos constitucionais mais recorrentes na prova e destaca quais temas deverão ser cobrados

O segredo para conseguir um bom desempenho nas questões de Direito Constitucional da 1ª fase da OAB é estar atento à “letra da Lei”. É o que aponta Erival Oliveira, professor e coordenador da área no Damásio Educacional. De acordo com ele, o candidato deve se dedicar aos estudos dos artigos com maior reincidência na prova.

“Grande parte das questões são ‘Letra da Lei’, por isso que a gente pede pro aluno leia alguns artigos, tais como os artigos 5º, 12, 14 ao 17, 50 ao 59, 80 ao 88, 93 ao 97, 102 a 105 e 109. Esses são os artigos de maior reincidência na prova. Leu isso, avance pro título 8º da Constituição especialmente da ordem social em ambiente, criança e adolescente, dos índios, família e idoso”, afirma Erival.

Especialista com experiência no Exame de Ordem, Oliveira gravou um podcast exclusivo para o Painel Acadêmico com orientações específicas do que deve ser revisado nos últimos dias antes da 1ª fase do XXI Exame da OAB, que acontecerá na tarde do próximo domingo em todo país. Com sete ou oito questões, a área de Direito Constitucional representa aproximadamente 10% da avaliação objetiva, que conta com 80 perguntas de múltipla escolha. Para ser aprovado, é preciso acertar ao menos 40 respostas.

Ouça abaixo as dicas de Oliveira:

“A prova, em Constitucional, vai pedir controle de constitucionalidade, vai pedir algo da separação dos poderes do tipo crime de responsabilidade, processo de impeachment, imunidade parlamentar, CPI, processo legislativo de isenção de veto ou derrubada de veto, súmula vinculante, competência do STF, do STJ, da Justiça Federal”, destaca o professor.

Podcasts #RetaFinal

Nesta semana, em parceria com os professores do Damásio Educacional, o Painel Acadêmico publicará podcasts exclusivos com as dicas finais para a 1ª fase do XXI Exame da OAB, que acontece no dia 27 de novembro. Durante toda a semana, confira aqui orientações especiais, atalhos de estudo e conheça as principais tendências do que deve cair na prova.

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos: