PARA BAIXAR | COLEÇÃO LEITURAS SOBRE EDUCAÇÃO

Políticas linguísticas e educação escolar indígena

Livro organizado por Sandro Luís da Silva e Indaiá de Santana Bassani reúne ferramentas para a valorização da língua indígena

Apresentação do livro por Indaiá de Santana Bassani

O presente volume surge como resultado do Curso de Aperfeiçoamento em políticas linguísticas para Educação Escolar Indígena, promovido pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal de São Paulo (COMFOR/UNIFESP). O curso, oferecido em 2015 para aproximadamente 120 profissionais da educação básica da rede pública de ensino de São Paulo, teve o objetivo de oferecer subsídios ao trabalho de professores e gestores em relação a políticas linguísticas no contexto da Educação Escolar Indígena. No desenvolvimento do curso, foram debatidos temas fundamentais para a promoção do reconhecimento das línguas indígenas e para a valorização e manutenção do uso dessas línguas no âmbito escolar, com vistas a contribuir para a promoção e preservação da identidade linguística dos povos indígenas no Brasil.

Em sua maioria, os colaboradores deste livro participaram de algum modo da realização do curso, na qualidade de autor de material didático, de coordenador ou de estudante. Conseguimos reunir, nesta coletânea, capítulos que oferecem tanto reflexões teóricas e conceituais acerca das questões históricas, sociais e estruturais da educação escolar indígena e da questão propriamente linguística quanto dados objetivos e relatos subjetivos sobre a realidade e a prática da escola indígena.

 

 

 

Baixe o livro completo gratuitamente clicando na capa abaixo:

Confira