PARA BAIXAR | COLEÇÃO LEITURAS SOBRE EDUCAÇÃO

Direitos, diversidade - Práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos

Volume da coleção "Leituras sobre educação" organizado por Mariângela Graciano e Rosário S. Genta Lugli analisa a experiência do EJA

Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão social: algumas reflexões*

Mariângela Graciano e Rosário Genta Lugli

A experiência do curso “Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão social”, parte integrante da política nacional de formação de professores, não se encerrou em 28/11/2015, com a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso. Como todo processo de construção de conhecimento, tem continuidade e se transforma nas múltiplas formas de apropriação pelas pessoas que participaram, portanto, construíram a iniciativa.

Esta publicação é uma dessas formas de apropriação, reflexão e transformação daquela experiência. Sem a pretensão de reproduzir o conteúdo do curso, os cinco capítulos apresentados dialogam com alguns dos temas estudados e debatidos ao longo daquele processo, mas também provocam reflexões a partir da própria experiência compartilhada entre cursistas e a equipe responsável. Assim, os aspectos históricos e os desafios atuais das políticas públicas de EJA são abordados por Maria Clara Di Pierro e Roberto Catelli; e a busca da universalidade na realização do direito humano à educação, considerando a diversidade do público da EJA foi tema de reflexão para Aline Abbonízio e Salomão Ximenes.

 A especificidade, e as possibilidades, das estratégias político-didático-pedagógicas são apresentadas por Fernando Rodrigues de Oliveira e Francisca Izabel Pereira Maciel; já Ednéia Gonçalves e Jarina Fernandes apresentam discussões e reflexões sobre metodologias de ensino da modalidade. Maria Alice de Paula Santos, discute a necessária integração entre território e escola no/pelo currículo da EJA e, por fim, Rogério Nogueira apresenta o relato da experiência construída a partir do trabalho de conclusão do curso brevemente descrito anteriormente.

A metodologia proposta para o TCC, aliada ao compromisso de educandos e educador, resultou em um processo de exigibilidade política pelo direito à moradia digna, no município de Guarulhos. A todas as pessoas que participaram da elaboração desta publicação e também da construção do curso “Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão social”, nossos agradecimentos e a expectativa de continuidade desta conversa.

Boa Leitura!

* Apresentação do volume “Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos”

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