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Educação e resistência - Gênero e diversidade na formação docente

Livro debate os desafios para discussão sobre gênero e diversidade na escola

Este livro apresenta uma síntese das discussões produzidas ao longo do Curso de Especialização Gênero e Diversidade na Escola (GDE), entre os anos de 2015 e 2016, oferecido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em parceria com o Comfor – Unifesp (Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica), a Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) – Ministério da Educação e a Secretaria de Direitos Humanos do Município de São Paulo. Gênero e Diversidade, mais do que temáticas de discussão são questões presentes no cotidiano escolar, envolvendo professores/as, estudantes e a comunidade escolar como um todo.

Ao contrário do que pregam o senso comum e as ideologias conservadoras, Gênero e Diversidade precisa ser tratada na escola, como forma de torná-la de fato inclusiva, tolerante e respeitadora das distintas características de seus atores sociais. Embora tais questões sejam inerentes a toda comunidade escolar, compreende-se o papel do corpo docente de fundamental importância na promoção do debate e de práticas pedagógicas que superem o preconceito.

Ao analisarmos historicamente a formação docente podemos perceber que os debates sobre a diversidade e as questões de gênero são quase inexistentes. A grade curricular regular da maioria das instituições de ensino superior brasileiro destinadas à formação docente não contempla esses aspectos, porém, as políticas públicas de educação nos cobram tratamento crítico das diversidades na escola, como dimensões coletivas ou subjetivas do processo de construção e ampliação dos direitos.

Sabemos que, diante de temática tão abrangente, a oferta de um curso não é suficiente para romper as barreiras cotidianas do preconceito e intolerância dentro das escolas. Porém, acreditamos que o cenário de discussão e sensibilização para o reconhecimento destes elementos pelo corpo docente participante é um importante caminho rumo à construção de práticas que respeitem a diversidade nas comunidades escolares e na sociedade.

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