PARA BAIXAR | COLEÇÃO LEITURAS SOBRE EDUCAÇÃO

Clareira Luminosa - Arte, Curiosidade e Imaginação na Infância

Livro organizado por Betania Libanio Dantas de Araujo e Érica Aparecida Garrutti de Lourenço defende a importância do imaginário no desenvolvimento infantil

Este livro é concebido, em sua inspiração, a partir de um grande sonho que, alimentado por vários meses, no ano de 2014, pôde sair do papel em 2015, o curso de Aperfeiçoamento Educação Infantil, Infâncias e Arte (EIIA), semipresencial, idealizado por docentes da Unifesp numa parceria entre Secretaria de Educação Básica (Ministério da Educação) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para professores que atuavam na Educação Infantil nas redes municipais de São Paulo e Guarulhos. Referimo-nos à experiência do curso como um sonho porque fôra a base de todo o seu planejamento o que nos ocorria como central na atuação do professor com crianças pequenas em Artes: o ser e se descobrir nas artes, o refletir e o fazer pedagógico e a centralidade na criança – afinal infância, como nos diz Marina Célia Moraes Dias (2003, p. 231), “é quando tudo começa, quando a vida fica grávida do mundo”, projeto abraçado fortemente por toda a equipe do curso.

Já em sua concepção, o EIIA tomou forma pelas muitas mãos que se entrelaçavam em tal busca: professores formadores e pesquisadores, tutoras, supervisor, coordenadoras, secretárias, designers e professores cursistas. Cada um deixou um pouco de Si e do Outro também levou. Nestas palavras de introdução, podemos dizer que, valendo-nos das palavras de Larrosa, no EIIA todos(as) passamos pelo par na educação da experiência, como algo que nos alcançou, nos aconteceu, nos significou e nos transformou. Permitiu que nos colocássemos em estado de devaneio, de descoberta de si no universo das artes, de escuta e observação, de estudo, pesquisa e discussão acerca das práticas pedagógicas, de compartilhamento e que nos entregássemos com motivação e entusiasmo na ação de fazer experiência nas artes com crianças pequenas.

Os principais pressupostos que nortearam o planejamento e todo o desenvolvimento do curso permearam a cultura da(s) infância(s) e da arte na educação do olhar sensível. A educação da imaginação, as vivências imaginativas das infâncias e a experiência cultural intencionavam o despertar dos sentidos. Para aguçar ainda mais um professor-leitor ávido por conhecer particularidades da mediação em artes com as crianças da Educação Infantil, articulamos os diversos espaços de saberes da educação em arte para a apreciação artística.

Foi a partir desta singular experiência que passamos a alimentar o desejo desta publicação, afinal algumas descobertas – dizemos algumas somente porque a extensão do que apresentamos neste livro é minuta em vista do vivenciado – precisavam ser compartilhadas. Assim, vislumbramos este livro como o término de uma caminhada, do EIIA, no qual tantas vozes ecoam, e um início de diálogo para a questão que propomos: quais caminhos os professores da Educação Infantil podem trilhar rumo ao favorecimento da experiência em artes com os pequenos? Para começo de conversa, Betania Libanio Dantas de Araujo e Érica Aparecida Garrutti de Lourenço, fazem uma contextualização do que inspirou a criação deste livro, o EIIA. O curso é apresentado desde a sua concepção, planejamento do ambiente virtual de aprendizagem, configuração do trabalho da equipe, princípios balizares do curso, produção do material didático às falas avaliativas dos cursistas após o percurso de realização do EIIA. Um percurso de muitas aprendizagens! 

Clique na capa para baixar o livro gratuitamente:

Baixe o arquivo
Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira