LITERATURA

120 anos da Academia Brasileira de Letras

Em “O Sorriso da Sociedade”, o pesquisador Maurício Silva estuda o processo de formação e de decadência da ABL

Neste mês de julho a Academia Brasileira de Letras comemora os 120 anos de sua fundação. A instituição foi criada aos moldes da Academia Francesa de Letras, seguindo o padrão de 40 membros efetivos e perpétuos, os “imortais” e outros 20 membros correspondentes estrangeiros.  

Com o objetivo de preservar a cultura da língua portuguesa e a literatura nacional, a ABL organiza e distribui prêmios literários. O prêmio mais prestigiado, concedido à autores com conjuntos de obras relevantes para a sociedade brasileira, leva o nome do 1º presidente da Academia: Machado de Assis.

Machado de Assis foi escolhido presidente durante as primeiras sessões preparatórias à inauguração da instituição e discursou a favor  “da unidade literária por meio de uma federação política”.

Em “O Sorriso da Sociedade”, o pesquisador Maurício Silva estuda o processo de formação e de decadência da Academia Brasileira de Letras. Como a instituição que ditava não só as regras linguísticas, mas também comportamentos sociais, se tornou um símbolo do passado engessado?

Silva observa as consequências da chegada do modernismo paulista à “belle époque” carioca. Lançando mão de documentos da passagem do século, o pesquisador contesta marcos poucos desafiados da história da literatura nacional.

 

Livro: O sorriso da sociedade

Autor: Maurício Silva
Edição: Alameda
Preço: R$ 52,00 (281 páginas)

ISBN: 978-85-7939-181-1

Compre online pela loja virtual da Alameda.

 
Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira