LIVROS | LANÇAMENTO

Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver

A família mestiça e a vida familiar em Minas Gerais Colonial

O trabalho de Rangel acrescenta aporte relevante às experiências histórica da qual a sociedade brasileira é herdeira. Suas pesquisas enfrentam as relações étnico-culturais e sociais demarcadas pelo trânsito entre os grupos humanos que se reuniram nos territórios coloniais, integrando os diferentes agentes forjadores das sociedades mestiças, em Minas Gerais Colonial.

Destaca-se na obra a abordagem deliberada de observar os vestígios e fragmentos, oferecidos pelo tratamento de consistente documentação, através do que Rangel indica como “inversão do foco no olhar sobre as práticas de imposição familiar executada pelas autoridades eclesiásticas” sobre as famílias mestiças. Resulta daí uma ampliação de horizontes e a iluminação de um quadro muito mais complexo e dinâmico, mais coerente com as condições históricas das relações familiares.

Descobrimos as diversidades das formas de convívio e de papeis entre homens e mulheres como chefes, a sobreposição de funções de membros familiares, entre outras dinâmicas. As “histórias particulares, mas também coletivas” que nos apresentam o cotidiano de homens e mulheres viventes nas Comarcas do Rio das Velhas e do Serro Frio são muito mais do que uma amostragem da experiência histórica especificada. Ensinam aos que se debruçam sobre ela como as sociedades se inventam e reinventam fazendo de suas condições particulares instrumentos poderosos de viver.

Sobre o autor: Rangel Cerceau Netto é professor e editor de revista do Unibh. Doutor em História Social da Cultura pela UFMG. É autor de diversos livros e artigos científicos. Integra o Grupo de pesquisa sobre Estudos Africanos e História do Atlântico Negro. Tem Experiência nas áreas de História da América e do Brasil Colonial, História das Mulheres, História da Família, História da escravidão e das mestiçagens.

Livro: Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver – A família mestiça e a vida familiar em Minas Gerais Colonial
Autor: Rangel Cerceau Netto
Edição: Alameda (11 3012-2403)                                      
Preço: R$ 54, 00 (268 páginas)       
ISBN: 9 788579 393815
Formato: 23x16 – Brochura – 0,390 kg

Compre online pela loja virtual da Alameda.

 

 

 

 

 

 

 

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira