LIVROS | LANÇAMENTO

No mar e em terra

História e cultura de trabalhadores escravos livres

Esta obra de Jaime Rodrigues é um percurso pela sua trajetória de pesquisador e pelos caminhos que os trabalhadores livres e escravos fizeram por águas turbulentas, porém plenas de pessoas, aprendizados e experiências, no “mar-oceano” Atlântico e no espaço dos séculos XVI ao XX. 

Neste itinerário, Rodrigues nos apresenta trajetórias que se efetivam no percurso do trabalho, no mar e em terra, e nos traz uma importante contribuição para o estudo da historia social dos trabalhadores e seus protagonismos, evidenciando a dimensão humana desses personagens.

 Além disso, nos proporciona uma reflexão historiográfica inovadora sobre a construção do mundo do trabalho na sua dimensão territorial local e conectada aos espaços e sociedades onde a África teve um papel fundamental na constituição do Brasil atlântico.

O fazer-se do trabalho, as condições materiais disponíveis, o modo e as situações para obter a alimentação e como estas se condicionam abrem caminhos para a ação dos trabalhadores dão a esses personagens a dimensão histórica e humana que torna essa obra de Rodrigues uma provocação para investigações sobre os mundos do trabalho nas sociedades atlânticas.

Sobre o autor: Jaime Rodrigues é professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP. É autor, entre outros, de De costa a costa: escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro - 1780-1860 (Compamhia das Letras), O infame comércio: propostas e experiência no final do tráfico de africanos para o Brasil, 1800-1850 (Editora da Unicamp) e Alimentação, vida material e privacidade: uma história social de trabalhadores em São Paulo nas décadas de 1920 a 1960 (Alameda).

Livro: No mar e em terra – História e cultura de trabalhadores escravos livres
Autor:
Jaime Rodrigues
Edição: Alameda (11 3012-2403)
Preço: R$ 58,00 (p.237)
ISBN: 9 788579 393891
Formato: 23x15,8 –Brochura – 0,330 kg 

 

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira