LIVROS | LANÇAMENTO

Feminismo no Exílio

O círculo de mulheres brasileiras em Paris e o grupo latino americano de mulheres em Paris

Através de pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com ex-militantes de grupos feministas no exílio e em uma documentação sobre o período, as análises e descrições que compõem a obra nos levam a conhecer o contexto do feminismo francês, as questões da relação entre o feminismo e a esquerda brasileira, as conexões entre os processos do exterior do Brasil e, finalmente, a experiência de uma militância política construída em um país estrangeiro, durante o exílio.

A análise desta experiência mostra a práxis do feminismo em um contexto de democracia, o que permitiu uma efervescência de ideias radicais e transgressoras, ao mesmo tempo, discute a relação com o país de origem e a vivência da militância feminista como uma dimensão da resistência ao regime autoritário do país de origem.

Ao reconectar os laços e as causas que ligam aquelas mulheres que estavam fora com aquelas que permaneceram no país de origem, a autora nos leva à percepção desse movimento feminista, que já traz em si uma dimensão internacionalista no campo da esquerda, com o protagonismo centrado nas mulheres.

Sobre a Autora: Maira Luisa Gonçalves de Abreu é doutoranda em Ciências Sociais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em cotutela com a Université Paris 8 (Saint-Denis) e desenvolve uma tese sobre a emergência de uma perspectiva feminista antiessencialista na França, nos anos 1960-1970. É graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia também pela Unicamp.

 Livro: Feminismo no Exílio – O círculo de mulheres brasileiras em Paris e o grupo latino americano de mulheres em Paris
Autor: Maira Abreu
Edição: Alameda (11 3012-2403)
Preço: R$ 46,00 (288 p.)
ISBN: 9 788579 392979
Formato: 21x14cm –Brochura – 0,315 kg 

Compre online na loja virtual da Alameda.

 

Confira