TEATRO

2 livros para saber mais sobre teatro

Selecionamos dois livros da editora Alameda que tem como assunto a arte dramática

Semanalmente, na coluna “Para Saber Mais” separamos títulos que explicam questões importantes das ciências humanas. Hoje, escolhemos dois títulos da editora Alameda que debatem uma das formas de arte mais antigas da humanidade, o teatro.

Em Estudos sobre Teatro Antigo, Adriane da Silva Duarte e Zelia de Almeida Cardoso, organizam artigos frutos das atividades do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre o teatro antigo”, criado em 2002 por docentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Os artigos que compõem este livro se debruçam sobre a produção greco-latina, analisando-a a partir de dois eixos temáticos: o lugar do engano e da ilusão na fabulação dramática e a representação do masculino e do feminino no teatro antigo.

Estudos sobre Teatro Antigo: A arte dramática greco-latina está disponível para compra na loja virtual da Editora Alameda, que pode ser acessada pelo link.

Teatro Amador, publicação recente, traz importante contribuição para a história cultural da cidade do Rio de Janeiro, nos primeiros tempos republicano pois, trata da cena do teatro amador no Rio de Janeiro no final do século XIX e início do XX. A autora nos revela uma cidade pouco conhecida através de uma de suas maiores diversões, o teatro feito por operários, trabalhadores, imigrante e, também, por senhoras respeitáveis. Ao trazer do esquecimento prática cultural tão importante, a autora também oferece ao público algumas dimensões do trabalho do historiador, seu olhar sensível a novas fontes e novos problemas da sociedade brasileira.

Teatro Amador: A cena carioca muito além dos Arrabaldes pode ser encontrado no link

 

Desde que foi criado, em março de 2015, o Painel Acadêmico só cresceu. Enfrentando diversas dificuldades, conquistamos todos os dias novos leitores com nossa produção jornalística independente e linha editorial de permanente defesa do acesso ao conhecimento de qualidade para todos os brasileiros. Para seguir com a missão não só de informar sobre os principais acontecimentos na área, mas sobretudo de diminuir a distância entre a produção acadêmica e o grande público, precisamos da sua ajuda.
Saiba como apoiar nosso projeto jornalístico independente sobre Educação.
Quem contribui ganha livros e descontos:

Confira