PARA SABER MAIS

2 livros para saber mais sobre futebol

Selecionamos dois livros da editora Alameda que estudam o futebol brasileiro

O futebol é, sem dúvida, o esporte mais conhecido e praticado no Brasil. Apesar de momentos desastrosos nos últimos anos, como a partida contra o time da Alemanha na Copa do Mundo de 2014, o futebol continua ocupando um espaço central na vida dos brasileiros seja como forma de entretenimento, atividade física ou como plano de carreia.

Portanto, nessa semana na coluna Para Saber Mais, escolhemos dois títulos da Editora Alameda que estudam aspectos importantes da história do futebol brasileiro.

Em Goleiros, o jornalista esportivo Paulo Guilherme narra histórias curiosas sobre os jogadores da Camisa 1. Durante quase quatro anos, o autor mergulhou em uma pesquisa profunda em arquivos de jornais, bibliotecas e gravações de áudio para investigar a importância da figura do goleiro na história do futebol. Colheu depoimentos de figuras importantes da posição, como Taffarel, Ronaldo e Waldir Peres. Pesquisou a vida de cada um dos 92 goleiros que defenderam a Seleção Brasileira de 1914 a 2006. Ao todo são citados quase 300 goleiros, suas histórias particulares e estratégias em campo.

Goleiros: Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1 está disponível na loja virtual da Editora Alameda.

Futebol de várzea em São Paulo é o novo lançamento da Editora Alameda. A historiadora Diana Mendes Machado da Silva transporta o leitor para a São Paulo dos Anos 30, onde vemos circular caminhões com bandeiras, e hinos dos times de várzea, a caminho de um amistoso, de um festival ou de uma encrenca. A autora trabalha o universo do futebol popular, ou seja, dos clubes de várzea tomando como exemplo a Associação Atlética Anhanguera, criada em 1928 pelos ítalo-brasileiros da Barra Funda. A obra a rara oportunidade de adentrar uma paisagem social ainda pouco explorada pela historiografia.

Futebol de várzea em São Paulo: A associação Atlética Anhanguera (1928-1940) já está disponível na loja da Editora Alameda.

 

Confira